Usuários

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Usuários

O item Usuários permite configurar as informações referentes aos usuários que têm ou não acesso à uma aplicação. As opções disponíveis neste item estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis no item Usuários

Opção

Descrição

Novo

Cria um novo usuário

Editar

Edita as propriedades do usuário selecionado

Excluir

Exclui o usuário selecionado

 

Ao clicar em Novo, a janela da figura a seguir é mostrada.

Janela Adicionar Usuário com autenticação do Elipse Power

Janela Adicionar Usuário com autenticação do Elipse Power

As opções disponíveis nesta janela estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na janela Adicionar Usuário

Opção

Descrição

Nome

Nome deste usuário

Nome completo

Nome completo deste usuário

Tipo de autenticação

Indica qual a forma de autenticação deste usuário. As opções disponíveis são Autenticação do Elipse Power: Este usuário é criado no Domínio corrente ou Autenticação do Windows: Permite adicionar um usuário existente no domínio de rede do Windows

Senha

Senha deste usuário. Consulte a nota a seguir

Confirme a senha

Confirmação da senha deste usuário. Consulte a nota a seguir

 

Ao selecionar a opção Autenticação do Windows, a janela Adicionar Usuário é alterada para permitir a seleção de usuários de um domínio de rede do Windows, conforme a figura a seguir.

Janela Adicionar Usuário com autenticação do Windows

Janela Adicionar Usuário com autenticação do Windows

Ao clicar em Procurar, a janela da figura a seguir é mostrada, permitindo procurar por um domínio do Windows e então selecionar um usuário deste domínio.

Janela Procurar Usuários do Windows

Janela Procurar Usuários do Windows

Ao selecionar um usuário e clicar em Editar, as opções de edição do usuário selecionado são mostradas nas abas das figuras a seguir.

Aba Informações do Usuário

Aba Informações do Usuário

Na aba Informações do Usuário, além das opções já descritas na janela Adicionar Usuário, é possível indicar se um usuário é administrador selecionando a opção Este usuário é um administrador e alterar a senha atual clicando em Alterar a senha. Neste caso, a janela da figura a seguir é aberta.

Janela Alterar Senha do Usuário

Janela Alterar Senha do Usuário

 

NOTA

No caso da edição de um usuário existente, modificar o campo Senha implica em limpar o conteúdo do campo Confirme a senha e vice-versa, mas apenas na primeira vez em que se edita qualquer um destes campos.

Sempre que um usuário troca a senha, é realizado um logout de todas as sessões onde este usuário estava logado, exceto da sessão onde foi realizada a troca de senha.

 

Na aba Grupos, mostrada na figura a seguir, é possível informar a quais grupos de usuários este usuário deve pertencer. Para isto, selecione um grupo na listagem Grupos disponíveis e clique em Adicionar para mover este grupo para a listagem Pertence a. Para remover um grupo desta lista, clique em Remover.

Aba Grupos

Aba Grupos

Na aba Propriedades de Segurança, mostrada na figura a seguir, é possível especificar diversas propriedades relacionadas à segurança de um usuário.

Aba Propriedades de Segurança

Aba Propriedades de Segurança

As opções disponíveis nesta aba estão descritas na tabela a seguir.

 

NOTA

A indicação (Herdado) nas opções disponíveis desta aba significa que o valor daquela opção é herdado do grupo ao qual o usuário pertence ou herdado do sistema. A indicação (Por padrão) significa que o valor é o padrão para aquela opção.

 

Opções disponíveis na aba Propriedades de Segurança

Opção

Descrição

Não permitir mudança de senha

Indica que este usuário não pode alterar a senha. Este tipo de alteração só pode ser executada por um administrador

Permitir mudar senha expirada

Permite que este usuário troque imediatamente a senha expirada

Expiração de senha

Indica se a senha deste usuário tem ou não um prazo de validade. Antes de terminar este prazo, uma caixa de diálogo é mostrada indicando quantos dias restam para expirar e oferecendo a possibilidade de trocar a senha. Após este período, a senha expira e deve ser trocada. Definir este valor como 0 (zero) permite que a senha deste usuário expire ao final do dia atual. NOTA: Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Dias para expiração o prazo para que a senha expire e, se o valor configurado é igual a 0 (zero), recomenda-se desabilitar a opção Duração mínima de senha

Duração mínima de senha

Indica se há um tempo mínimo em dias para que a senha deste usuário seja usada antes que tenha que ser trocada. O valor do item Duração mínima em dias deve estar no intervalo entre 1 (um) e 730. Definir este valor como 0 (zero) permite que este usuário altere a senha imediatamente. NOTA: Caso a opção Expiração de senha esteja configurada para um valor diferente de 0 (zero), o valor desta opção não pode exceder o valor configurado no item Dias para expiração

Tamanho mínimo da senha

Indica se a senha deste usuário deve ter um tamanho mínimo de caracteres. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Mínimo de caracteres um número mínimo de caracteres para a senha

Senha alfanumérica

Indica que a senha deste usuário deve conter letras e números

Mínimo de caracteres numéricos na senha

Indica se a senha deste usuário deve ter um número mínimo de caracteres numéricos. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Mínimo de caracteres numéricos um valor mínimo de caracteres numéricos para a senha

Mínimo de letras na senha

Indica se a senha deste usuário deve ter um número mínimo de letras. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Mínimo de letras um número mínimo de letras para a senha

Mínimo de caracteres especiais na senha

Indica se a senha deste usuário deve ter um número mínimo de caracteres especiais. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Mínimo de caracteres especiais um número mínimo de caracteres especiais para a senha

Caracteres maiúsculos e minúsculos

Indica que a senha deste usuário deve conter caracteres em maiúsculas e em minúsculas

Não diferenciar maiúsculas de minúsculas

Indica que a validação da senha deste usuário é realizada sem diferenciar entre caracteres em maiúsculas de caracteres em minúsculas. Não é recomendado habilitar esta opção

Histórico de senhas

Indica se as últimas senhas deste usuário são armazenadas e não podem ser utilizadas. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Número de senhas quantas senhas devem ser armazenadas. Após atingido o valor indicado neste item, a senha mais antiga é descartada e pode ser utilizada novamente

Conta desabilitada

Indica que a conta deste usuário está desabilitada

Conta bloqueada

Indica que a conta deste usuário está bloqueada. Esta opção é habilitada automaticamente caso a senha expire ou caso este usuário digite a senha errada várias vezes

Forçar troca de senha

Indica que este usuário deve trocar a senha quando executar o próximo login

 

Na aba Permissões, mostrada na figura a seguir, é possível especificar as permissões deste usuário para Domínios, Elipse Power Viewers, Telas e Alarmes. Uma verificação de permissão consiste em uma informação que um usuário tem sobre um comando que atua sobre um objeto específico.

Aba Permissões

Aba Permissões

Para cada item de segurança existe uma série de permissões que podem ser configuradas para cada usuário. As opções disponíveis estão descritas nas tabelas a seguir.

 

NOTAS

Usuários administradores têm todas as permissões habilitadas por padrão e este comportamento não pode ser alterado. Portanto, as opções disponíveis nos itens de segurança Domínio, Viewer, Telas e Alarmes sempre mostram o estado Permitir Comando Permitir Comando para este tipo de usuário.

Consulte o tópico Permissões Padrão para informações sobre permissões que são herdadas automaticamente por novos usuários ou grupos.

 

Opções disponíveis para Domínios

Opção

Descrição

Executar Domínio

Habilita a execução de um Domínio

Parar Domínio

Para um Domínio

Editar Domínio

Habilita a edição de um Domínio

Executar como serviço

Habilita a execução de um Domínio como um serviço

Configurar usuários/grupos

Permite configurar usuários e grupos de usuários

Acesso remoto ao Domínio

Habilita o acesso remoto a um Domínio

Acesso remoto de escrita ao Domínio

Habilita o acesso remoto de escrita a um Domínio

Escrever pelo Studio em propriedades em tempo de execução

Habilita a escrita na coluna de valores das propriedades na janela WatchWindow em tempo de execução

 

NOTA

A partir da versão 6.0, aplicações criadas em versões anteriores são abertas no Elipse Power Studio com a permissão Escrever pelo Studio em propriedades em tempo de execução desabilitada por padrão.

 

Opções disponíveis para Elipse Power Viewers

Opção

Descrição

Acesso de escrita ao servidor

Habilita o acesso de escrita ao servidor

 

Opções disponíveis para Telas

Opção

Descrição

Abrir Tela

Habilita a abertura de Telas

 

Opções disponíveis para Alarmes

Opção

Descrição

Reconhecer alarmes

Habilita o reconhecimento de alarmes

Excluir alarmes desvinculados

Habilita a remoção de alarmes não vinculados à Fontes de Alarme

Arquivar/Desarquivar alarmes

Habilita o arquivamento e o desarquivamento de alarmes

 

Cada item da lista de permissões pode estar configurado com um dos estados da tabela a seguir.

Estados possíveis para permissões de um usuário

Estado

Descrição

Permitir Comando Permitir Comando

A opção é permitida para o usuário ou grupo selecionado, independente dos grupos aos quais pertence

Não Permitir Comando Não Permitir Comando

A opção não é permitida para o usuário ou grupo selecionado, independente dos grupos aos quais pertence

Comando Permitido pelo Grupo Comando Permitido pelo Grupo

A opção é permitida para o usuário ou grupo selecionado, se é permitida nos grupos aos quais o usuário ou grupo pertence

Comando Não Permitido pelo Grupo Comando Não Permitido pelo Grupo

A opção não é permitida para o usuário ou grupo selecionado, se não é permitida em pelo menos um dos grupos aos quais o usuário ou grupo pertence

Não Informado Não Informado

O usuário ou grupo selecionado utiliza as definições dos grupos aos quais pertence e não há nada informado nos grupos, portanto a opção é permitida

 

NOTA

Para configurar os estados possíveis para cada item de segurança na lista de permissões, pode-se utilizar as seguintes opções:

Clique com o botão direito do mouse no item ou use o atalho de teclado SHIFT + F10, que corresponde à tecla de aplicação ou de menu Tecla de aplicação ou de menu, para selecionar uma das opções, Permitir Comando, Não Permitir Comando ou Usar a Permissão Herdada.

Clique duas vezes no item ou utilize a barra de espaço do teclado para alternar entre os estados Permitir Comando, Não Permitir Comando ou Não Informado.

 

No caso de Telas, é possível que a configuração de permissão seja realizada por Tela especificamente. No caso de Alarmes, esta configuração pode ser realizada por Área.

 

NOTA

Em uma aplicação, todos os usuários têm acesso à Tela de abertura. Caso deseje que a aplicação sempre inicie com a tela de login do usuário, crie um usuário sem permissão específica na Tela inicial. Assim, toda vez que a aplicação é iniciada, pede-se o login do usuário e após, mostra-se a Tela de abertura.

 

Com relação a permissões para um usuário anônimo, devem ser observadas as seguintes situações:

Se não há usuário criado, a verificação de permissões não está habilitada ou não há usuário com restrição para uma determinada operação, então não é exigida identificação, ou seja, o usuário é logado como anônimo

Se há usuário criado, a verificação está habilitada e há pelo menos um usuário que não possa executar determinada operação, então para esta operação é exigida identificação, ou seja, não é permitido o acesso como usuário anônimo

 

NOTA

A nomenclatura e descrição das opções de restrição podem ser acessadas através da opção Legenda.

 

Caso haja alguma restrição para executar, parar, editar um Domínio ou configurar usuários ou grupos, é necessário que um usuário esteja logado no Elipse Power. Para isto, utilize os menus Arquivo - Login ou Arquivo - Logout.

A opção Login abre uma caixa de diálogo para o login no Elipse Power Studio. O usuário permanece logado até que seja realizado outro login ou logout.

A opção Logout executa o logout no Elipse Power Studio. Caso não haja um usuário logado, esta opção está desabilitada.

 

NOTAS

Não é permitido remover todos os usuários administradores de um Domínio.

Não é possível desmarcar a opção Este usuário é um administrador de todos os usuários de um Domínio.

Administradores sempre podem alterar a própria senha, mesmo após o término do prazo de expiração.

Administradores não são impedidos de executar login quando as contas estão desabilitadas ou bloqueadas.

Se não há nenhum administrador configurado em um Domínio, como por exemplo ao abrir uma aplicação antiga que não tenha um administrador cadastrado, a edição de usuários permanece desabilitada até que um administrador seja adicionado.

Usuários não administradores não têm permissão de editar usuários administradores ou de promover a si mesmos ou outros usuários a administradores.

 

Ao efetuar o login do usuário, usando o método Login do Viewer ou pelo menu Arquivo - Login, abre-se a caixa de diálogo da figura a seguir.

Janela de login com autenticação do Elipse Power

Janela de login com autenticação do Elipse Power

Ao selecionar o modo de autenticação Elipse Power, preencha as informações de usuário e senha de um usuário do Domínio do Elipse Power nos campos Nome do usuário e Senha, respectivamente.

Ao selecionar o modo de autenticação Windows, os campos Nome do usuário e Senha são desabilitados e preenchidos com o nome e a senha do usuário logado no domínio de rede. Para selecionar outro usuário pertencente ao domínio de rede, clique em Outro usuário, conforme a figura a seguir.

Janela de login com autenticação do Windows

Janela de login com autenticação do Windows

Quando a opção Este usuário é um administrador é habilitada para um usuário, este usuário pode, em tempo de execução, alterar todas as configurações mostradas no item Usuários.

Estes privilégios são acessados via script através do método UserAdministration do Viewer, que habilita a caixa de diálogo dos usuários em tempo de execução.

 

NOTA

Apenas administradores e usuários com a permissão Configurar usuários/grupos habilitada têm acesso ao método UserAdministration do Viewer.

 

Ao selecionar um usuário e clicar em Excluir, a aplicação mostra uma caixa de mensagem questionando se realmente deseja-se excluir aquele usuário.

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