Configurações Gerais

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Configurações Gerais

As configurações gerais são apresentadas na aba General. Nesta aba são configuradas as principais propriedades que caracterizam uma Basic Variable.

Aba General

Aba General

O nome das variáveis, a opção Name, em um EPM Server deve ser único, portanto, no momento de salvar as alterações de uma Basic Variable, é realizada uma verificação de nomes válidos, em que possivelmente o nome informado não seja aceito.

A opção Domain corresponde ao domínio ao qual pertence a variável, que pode ser contínuo ou discreto. Estes termos também costumam ser referidos em outros sistemas como analógico e digital, respectivamente, e são fundamentais para a forma com a qual os dados são apresentados em gráficos de tendência, bem como na maneira que são processados quando é aplicado o algoritmo de compressão ou mesmo em algumas consultas históricas com processamentos, ou seja, agregações definidas no padrão OPC UA.

As Basic Variables no EPM Server podem ser definidas com os tipos de dados Bit, Int, UInt, Float, Double, String ou DateTime. No entanto, a opção padrão é armazenar os dados segundo o tipo de dados definido na fonte de dados, na lista Source Type da opção Cast Type.

 

NOTAS

Recomenda-se sempre avaliar se a precisão requerida para valores numéricos pode ser do tipo Float ou realmente é necessário que seja Double, conforme a origem. A possibilidade de utilizar a opção Cast Type para converter os dados de Double para Float implica na redução pela metade dos recursos necessários para o armazenamento no EPM Server.

Deve-se ter especial atenção para o caso de variáveis que são do tipo String na fonte de origem mas que representam números, inteiros ou de ponto flutuante. Nestes casos, recomenda-se utilizar a opção Cast Type para o tipo de dados mais apropriado.

 

A opção Description serve fundamentalmente para adicionar uma breve descrição sobre uma variável, e é comumente utilizada em filtros de pesquisa para localização mais rápida das variáveis de interesse, além, é claro, de descrever o significado e conteúdo da própria variável.

A opção Enable Realtime define se a via de coleta de dados em tempo real está ou não operante. Esta via deve estar habilitada para poder utilizar a variável nos cálculos ou no monitoramento de eventos de uma Expression Variable. Para mais detalhes, consulte o tópico Expression Variables - Memory. Esta opção também deve estar habilitada para o caso de necessidade de acompanhamento das tendências em tempo real no EPM Chart Analysis. Consulte o capítulo EPM Chart Analysis para mais detalhes.

 

NOTAS

Quando a variável está com a opção Enable Realtime desabilitada, esta é apresentada na cor cinza na tabela das Basic Variables, porém isto não interfere na capacidade de armazenamento, que é definida pela propriedade Record, descrita no tópico Configurações de Armazenamento.

Para que seja possível utilizar as funções de escrita de valores escalares, como no caso da utilização de APIs Python do EPM, por exemplo, é necessário que, além de não ter configurado nenhum endereço de uma fonte de dados, a opção Enable Realtime também esteja habilitada.

 

No grupo Engineering Unit, ou unidades de medida, são definidas as opções Unit, que é a unidade de medida vinculada à variável, as opções Low Limit e High Limit que definem, respectivamente, os limites inferiores e superiores de validade dos valores da variável na unidade informada e, por fim, a opção Clamping, que define se é para aplicar ou não as restrições definidas nas opções anteriores nos valores da variável.

Esta página foi útil?