Expression Variables - Memory

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Expression Variables - Memory

As Expression Variables - Memory correspondem a um tipo especial de Data Object, ou objeto de dados, do EPM Server, em que os valores são provenientes da avaliação de expressões gerenciadas pelo módulo de cálculo integrado ao EPM Server. Este módulo de avaliação de expressões executa como um serviço do Windows chamado EPM Scripts Runner Host, operando de maneira sincronizada com o EPM Server. A instalação e registro deste serviço são efetuados durante a instalação do EPM Server.

A designação Memory deste tipo de Expression Variable indica que opera apenas sobre dados em tempo real, em memória RAM. Apesar disto, oferece alguns subsídios para lidar com valores passados, muito úteis para implementações de filtros e cálculos de inferências.

Além das propriedades gerais de um Data Object, as Expression Variables ainda têm propriedades específicas, apresentadas na tabela a seguir.

Propriedades específicas das Expression Variables

Propriedade

Descrição

Code

Código com a expressão a ser avaliada

Input Variables

Tabela com todas as variáveis de entrada da expressão. É possível definir um apelido (alias) para as variáveis, simplificando a escrita no código, além de possibilitar a reutilização do mesmo código em outras Expression Variables, mudando apenas a variável de entrada

Execution Trigger

Define se o evento que dispara a avaliação da expressão está relacionado à mudança de valor de alguma das variáveis de entrada (Value Change) ou se vem de um objeto de eventos do EPM (Event)

Use Initial Values

Indica se é para utilizar valores iniciais nas variáveis na primeira vez que a expressão é avaliada. Uma situação típica em que a inicialização é necessária é o caso em que se utiliza a própria variável como argumento de entrada

Test

Utilizado para validar a expressão, que precisa ser executada sem erros para que esteja disponível para execução automática

 

NOTAS

Durante a instalação do EPM Server é criado um usuário do Windows com permissões restritas sobre o sistema. Este usuário é o responsável pela execução do serviço EPM Scripts Runner Host. Com isto são minimizados eventuais problemas decorrentes de expressões maliciosas que possam comprometer o bom funcionamento do sistema.

A declaração das variáveis de entrada utilizadas em uma Expression Variable possibilita ao usuário a criação de diversas Expression Variables semelhantes, a partir da opção de copiar e colar, e é necessário apenas atualizar as variáveis de entrada associadas aos aliases utilizados na expressão. Além disto, garante uma melhor organização do sistema, permitindo identificar quais Data Objects do EPM estão em uso em cálculos de indicadores, por exemplo.

As expressões são escritas na linguagem Python, portanto a sintaxe deve seguir as especificações de expressões desta linguagem. Para mais detalhes sobre a sintaxe de expressões em Python, consulte o site da Python Software Foundation.

O interpretador Python instalado com o EPM Server corresponde ao Python 2.7.6. Qualquer módulo Python instalado permanece entre operações de upgrades de EPM Servers, desde que sejam desinstalados com a opção de manter todos os arquivos e configurações.

 

Após criar uma Expression Variable, definir as variáveis de entrada e o código, a Expression Variable está pronta para ser avaliada toda vez que alguma das variáveis de entrada monitorada mudar o valor ou na ocorrência de algum outro evento associado à execução. Para mais informações, consulte o tópico EPM Events.

Os tópicos a seguir detalham as etapas de criação, configuração e execução de Expression Variables, apresentando também alguns exemplos práticos de utilização.

Esta página foi útil?