Configurações de Armazenamento

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Configurações de Armazenamento

Todas as variáveis podem ser configuradas para armazenar, ou não, os valores adquiridos pelas Interfaces de Comunicação. As configurações relacionadas ao armazenamento podem ser definidas na aba Storage.

Aba Storage

Aba Storage

A opção Record controla se os dados devem ou não ser armazenados. Este valor é visível em uma das colunas da tabela de Basic Variables e tem suporte à seleção múltipla. No caso de seleção múltipla, a caixa de seleção apresenta os estados não selecionado, selecionado e indefinido. O estado indefinido é mostrado apenas quando as variáveis selecionadas não estão configuradas com a mesma opção.

A opção Store with milliseconds precision define se os dados devem ser armazenados ou não com precisão de milissegundos. Esta opção, de maneira similar à anterior, também tem suporte à seleção múltipla.

 

NOTAS

Recomenda-se especial atenção ao fato de que, para que os dados de uma variável sejam efetivamente armazenados, tanto a opção Record desta variável quanto a opção Enable Storage da Interface de Comunicação utilizada por esta variável devem estar selecionadas. Consulte a tabela Configurações adicionais da Interface de Comunicação para mais informações.

A opção para armazenar a estampa de tempo com precisão de milissegundos vem sempre selecionada por padrão. Caso não seja necessária esta precisão, recomenda-se desmarcá-la, o que implica em um melhor aproveitamento dos recursos de armazenamento.

 

Quando selecionada a opção Compress, aplica-se o algoritmo de compressão conforme os parâmetros apresentados nos grupos Properties e Description, que são visíveis apenas quando esta opção está habilitada.

As propriedades do algoritmo de compressão não são definidas diretamente em uma variável, são configuradas em um objeto do tipo Storageset, e este, por sua vez, é que pode ser referenciado por uma variável. Assim, se houver diversas variáveis que armazenam dados de temperaturas, por exemplo, é possível ter apenas um Storageset compartilhado por todas as variáveis, de maneira que as alterações neste Storageset repercutem sobre todas as variáveis que o referenciam.

Para mais detalhes sobre as configurações do algoritmo de compressão e criação de Storagesets, consulte o capítulo Compressão dos Dados.

Esta página foi útil?