Data Objects

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Data Objects

Os Data Objects, ou Objetos de Dados, são objetos do EPM Server que têm a capacidade de armazenar dados do tipo Séries Temporais e Anotações, geralmente relacionadas aos mesmos dados. As anotações podem ser inseridas manual ou automaticamente através das inúmeras ferramentas do Sistema EPM, enquanto os dados podem ser provenientes de processos, cálculos automáticos ou manuais ou qualquer outra fonte de dados. Este tipo de objeto pode ser entendido como uma variável que é identificada por um nome único (Tag) que pode ser utilizado para realizar consultas, cálculos, análises ou relatórios, entre outros.

Os Data Objects são tipos genéricos que se subdividem em dois outros tipos, Basic Variables (variáveis básicas, simples) e Expression Variables (variáveis de expressões matemáticas). Basic Variables são o tipo mais elementar de variáveis do Sistema EPM e têm capacidade de armazenar dados obtidos através de Interfaces de Comunicação. Uma Expression Variable, por sua vez, é um tipo de variável em que os valores recebidos são provenientes da avaliação de uma expressão gerenciada pelo módulo de cálculo integrado do EPM Server.

Ao longo deste Manual, quando utilizada a designação Data Objects, significa uma referência a todos os tipos de variáveis do Sistema EPM, ou seja, Basic Variables e Expression Variables. Em um paralelo à programação orientada a objetos (POO), pode-se entender o tipo Data Object como uma classe primitiva, da qual as classes Basic Variables e Expression Variables herdam as propriedades gerais e adicionam outras específicas do tipo.

No EPM Studio, as Basic Variables e as Expression Variables podem ser acessadas através do Explorer, apresentadas como nós filhos do nó Data Objects. A figura a seguir exemplifica esta situação.

Data Objects no Explorer

Data Objects no Explorer

A partir do nó BasicVariables Nó BasicVariables é possível acessar as variáveis deste tipo de objeto de dados. O mesmo vale para o nó ExpressionVariables Nó ExpressionVariables. Com o foco em um destes nós, a opção Items Items da aba Home da Faixa de Opções é habilitada.

Opção Items

Opção Items

Clique nesta opção para abrir uma aba com uma área para definir um filtro de busca das variáveis de interesse. Por padrão, o campo Name já vem com o caractere curinga de asterisco, que traz todas as variáveis. Pressione a tecla ENTER ou clique em Filter Filter para realizar a busca.

Opções de filtro dos Data Objects

Opções de filtro dos Data Objects

Além do pré-filtro, ainda é possível usar as ferramentas de filtro e agrupamento disponibilizadas na tabela. Desta forma ainda é possível refinar ainda mais as buscas, facilitando a localização das variáveis de interesse, como exemplificado na figura a seguir.

Exemplo de filtro

Exemplo de filtro

A tabela a seguir apresenta algumas das possibilidades de aplicação de filtros de pesquisa na tabela.

Critérios para aplicação de filtros na tabela dos Data Objects

Critério

Utilização

Descrição

Contém

(texto com o conteúdo)

Apresenta apenas os itens que contém o valor especificado

Diferente de

<>

Apresenta apenas os itens diferentes do valor especificado

Termina com

* (operador precede o valor)

Apresenta apenas os itens que terminam com o valor especificado

Igual a

=

Apresenta apenas os itens iguais ao valor especificado

Maior que

>

Apresenta apenas os itens maiores que o valor especificado

Maior ou igual a

>=

Apresenta apenas os itens maiores ou iguais ao valor especificado

Menor que

<

Apresenta apenas os itens menores que o valor especificado

Menor ou igual a

<=

Apresenta apenas os itens menores ou iguais ao valor especificado

Inicia com

(operador segue o valor) *

Apresenta apenas os itens que iniciam com o valor especificado

 

Ainda é possível a utilização dos operadores AND (e), OR (ou) ou NOT (não) para a composição de filtros mais complexos.

Todos os Data Objects possuem um conjunto de propriedades comuns que os caracterizam como tal. Estas propriedades podem ser modificadas diretamente na tabela onde as variáveis são mostradas ou através do respectivo formulário, como mostrado na figura anterior.

Para editar diretamente na tabela, é necessário que a opção de permissão de edição direta na tabela esteja desbloqueada, estado que é representado pelo ícone Edição desbloqueada. Se esta opção está com o ícone Edição bloqueada, isto indica que a tabela só permite a seleção dos itens, que é o comportamento padrão.

 

NOTAS

Recomenda-se seguir o comportamento padrão, ou seja, utilizar a tabela apenas para selecionar as variáveis que se deseja editar e utilizar o formulário para configurar as propriedades. Proceder desta forma tende a diminuir os erros de preenchimento dos campos.

Este ambiente tabular também suporta a opção de copiar e colar, seja na mesma tabela, quando incrementa o nome das variáveis duplicadas, ou em uma planilha eletrônica. No caso de colar o conteúdo da tabela em uma planilha do Excel, é possível utilizar os recursos de edição do Excel e posteriormente as ferramentas do EPM Add-in for Microsoft Excel para sincronizar a planilha com o EPM Server.

 

As propriedades que são comuns a todos os Data Objects estão descritas na tabela a seguir.

Propriedades comuns aos Data Objects

Propriedade

Descrição

Active

Se esta opção está desmarcada, a variável é desativada no EPM, ou seja, não recebe mais dados. Entretanto, ainda permite a consulta aos dados existentes. Para mais informações sobre esta propriedade, consulte a nota a seguir

Name

Nome único (Tag) que identifica o objeto de dados

Description

Texto com uma breve descrição sobre o objeto de dados

Domain

Indica se o tipo de dados é de natureza contínua (continuous, comumente designado por analógica) ou discreta (discrete, comumente designado por digital)

EU (Engineering Unit)

Unidade de medida da variável

EU Low Limit

Limite inferior da variável em unidades de medida

EU High Limit

Limite superior da variável em unidades de medida

Clamping

Opção que indica como tratar os dados que excedem os limites informados em unidades de medida. As opções disponíveis são None: Não tratar os dados, Discard: Descartar valores que excedem os limites informados ou ClampToRange: Valores que excederem os limites informados são substituídos pelo valor do limite excedido

Record

Indica se é para armazenar os dados no banco de dados ou não

Store milliseconds

Indica se é para armazenar a estampa de tempo (timestamp) dos dados com precisão de milissegundos

Compress

Indica se é para aplicar a compressão de dados utilizando o algoritmo Box Car Back Slope nos dados. Para mais detalhes sobre estas configurações, consulte o tópico Configurações de Armazenamento

 

NOTAS

Desmarcar a propriedade Active remove o Tag associado da contagem de licenças da chave de produto. Este comportamento pode ser usado para adicionar um Tag sem a necessidade de adquirir mais licenças, bastando para isto desativar um Tag que não esteja em uso, por exemplo.

A propriedade Name deve ser única para os Data Objects, ou seja, não pode haver dois Data Objects em um EPM Server com o mesmo nome, mesmo que um seja do tipo Basic Variable e outro do tipo Expression Variable.

Os seguintes caracteres especiais são válidos para utilização nos nomes de Data Objects: dois pontos (:), porcentagem (%), e comercial (&), arroba (@), ponto de exclamação (!), traço (-), sinal numérico (#) e sublinhado (_).

Os nomes dos Data Objects devem conter no máximo 255 caracteres válidos, iniciar com uma letra ou sublinhado (_) e terminar com algum caractere alfanumérico, e não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas.

Não é permitida a utilização de espaços em branco no nome de um Data Object, bem como nomes compostos apenas por caracteres especiais ou utilização de acentos.

A natureza dos dados contínua (continuous) e discreta (discrete) da propriedade Domain são muitas vezes designados por analógicos e digitais, respectivamente, tendo impactos diretos sobre a forma como os dados são interpolados. No caso dos dados contínuos, a interpolação é sempre linear, enquanto no caso dos dados discretos o valor anterior é mantido constante até chegar no próximo, semelhante a degraus. Esta configuração também se reflete na forma como o algoritmo de compressão, quando utilizado, processa os dados. Para mais informações, consulte o tópico Configurações de Armazenamento.

A opção de armazenar os dados com precisão de milissegundos na estampa de tempo consome um pouco mais de espaço em disco, portanto, se não é necessária esta precisão, recomenda-se desmarcá-la.

Algumas das propriedades apresentadas na tabela Propriedades comuns aos Data Objects, podem não estar presentes para as Expression Variables.

Esta página foi útil?