<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Algoritmo |
A figura a seguir apresenta o fluxograma de funcionamento do Descarte de Cargas do Elipse Power. O texto a seguir contém a descrição de cada uma das etapas deste fluxograma.
Fluxograma do Descarte de Cargas
Amostragem das Medidas de potência ativa dos Geradores e estado dos Disjuntores. Esta leitura é realizada via protocolo de comunicação através da conexão com os CLPs.
Instantâneo da condição atual do sistema, que serve como entrada para a realização das simulações dos eventos.
Modelo elétrico do sistema contemplando o cadastro de Chaves, Disjuntores, Geradores, Cargas, Barras, Transformadores e as conexões elétricas entre eles.
Cadastro dos eventos que podem instabilizar o sistema. Suporta eventos de perda de geração, isolamento de barras (trip em tie breakers), alivio de cargas, etc.
Para cada Cenário definido pelo usuário é realizada uma simulação do impacto da ocorrência dos eventos contidos neste Cenário. Esta simulação é realizada identificando a topologia (pós-evento) do sistema e executando um fluxo de potência para cada ilha do modelo topológico. A partir da análise do resultado do fluxo de potência são identificadas as deficiências de geração e sobrecargas.
Na fase de avaliação do montante a ser descartado, utiliza-se o resultado do fluxo de potência obtido na fase de simulação de Cenário para verificar se existem deficiências de geração no sistema. Caso se identifiquem deficiências de geração é calculado o montante de carga a ser descartado em cada ilha, conforme define a equação a seguir.
Equação para o cálculo do montante a ser descartado
Os componentes desta equação estão descritos na tabela a seguir.
Componentes do cálculo do montante a ser descartado
Componente |
Descrição |
---|---|
Potência ativa a ser descartada na ilha j para o Cenário τ |
|
Potência ativa do Gerador i calculada no fluxo de potência para o Cenário τ |
|
Quando a propriedade SpinningReserveMode é igual a 0 (zero), considera a reserva girante da unidade de geração mais robusta. Quando a propriedade SpinningReserveMode é igual a 1 (um), indica a reserva girante da unidade de geração i |
|
Potência ativa medida do Gerador i |
Caso a fase de avaliação de Cenário identifique deficiências de geração, é realizada então a seleção dos blocos de carga que são descartados. Os critérios utilizados para a seleção dos blocos são a potência ativa a ser descartada em cada ilha, os Disjuntores disponíveis para o descarte e as prioridades configuradas para cada carga. Com isto um algoritmo de otimização é executado, de forma a selecionar o melhor conjunto de cargas de baixa prioridade cuja soma seja maior que o montante que deve ser descartado, para que não haja deficiência de geração mediante a ocorrência do Cenário. Durante o processo de otimização, algumas cargas de mais baixa prioridade podem ser mantidas, conforme o exemplo a seguir.
Cálculo das cargas que devem ser descartadas
Através da análise da figura anterior, é possível verificar que a carga de 1 MW foi poupada, apesar de ser menos prioritária que a de 1.8 MW. O algoritmo de otimização faz isto para evitar que cargas sejam desligadas desnecessariamente, pois o alívio excessivo também pode causar instabilidade no sistema.
Uma vez identificadas as cargas que devem ser descartadas, são identificados quais Disjuntores devem atuar caso o Cenário simulado venha a ocorrer. Estes Disjuntores são carregados em um buffer para posterior escrita de pré-sensibilização nos CLPs via protocolo de comunicação.
Execução das escritas de pré-sensibilização dos CLPs via protocolo de comunicação.