<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Usuários |
A aba Usuários permite configurar as informações referentes aos usuários que têm ou não acesso à aplicação. Para utilizar este recurso, clique no menu Arquivo - Usuários e selecione a aba Usuários.
Aba Usuários
As opções disponíveis nesta aba estão descritas na tabela a seguir.
Opções disponíveis na aba Usuários
Opção |
Descrição |
---|---|
Nome |
Indica o usuário corrente |
Novo |
Cria um novo usuário |
Editar |
Edita as propriedades do usuário selecionado |
Remover |
Remove o usuário selecionado |
Grupos disponíveis |
Mostra os grupos de usuários disponíveis na aplicação |
Pertence a |
Mostra os grupos aos quais o usuário pertence |
Adicionar |
Adiciona grupos da lista Grupos disponíveis para a lista Pertence a |
Remover |
Remove grupos da lista Pertence a |
Ao clicar em Novo ou Editar, a caixa de diálogo da figura a seguir é mostrada.
Janela Adicionar Usuário
As opções disponíveis nesta janela estão descritas na tabela a seguir.
NOTA |
O valor Herdado nas opções disponíveis desta janela indica que o valor daquela opção é herdado do grupo ao qual o usuário pertence ou do sistema. |
Opções disponíveis na janela Adicionar usuários
Opção |
Descrição |
---|---|
Nome |
Determina o nome deste usuário |
Autenticação do Windows |
Esta opção permite adicionar um usuário existente no domínio de rede do Windows. O nome deste usuário deve estar no formato DOMÍNIO\USUÁRIO. Ao selecionar esta opção, todas as demais opções da janela são desabilitadas, exceto as opções Este usuário é um administrador e Esta conta está desabilitada |
Autenticação do E3 |
Esta opção cria este usuário no Domínio corrente do Elipse Power |
Senha |
Determina a senha deste usuário. Veja a nota a seguir |
Confirme a senha |
Confirmação da senha anteriormente informada. Veja a nota a seguir |
Nome completo |
Determina o nome completo deste usuário |
Habilita este usuário como administrador |
|
Não permitir mudança de senha |
Indica que este usuário não pode alterar a senha. Esta alteração só pode ser executada por um administrador |
Expiração de senha |
Indica se a senha deste usuário tem ou não um prazo de validade. Antes de terminar este prazo, uma caixa de diálogo é mostrada indicando quantos dias restam para expirar e oferecendo a possibilidade de trocar a senha. Após este período, a senha expira e deve ser trocada. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Dias para expiração o prazo para que a senha expire |
Duração mínima de senha |
Indica se há um tempo mínimo em dias para que a senha deste usuário seja usada antes que tenha que ser trocada. O valor do item Duração mínima em dias deve estar no intervalo entre 1 (um) e 730. Definir este valor como 0 (zero) permite que este usuário altere a senha imediatamente. NOTA: Caso a opção Expiração de senha esteja configurada, o valor desta opção não pode exceder o valor configurado no item Dias para expiração |
Tamanho mínimo da senha |
Indica se a senha deve ter um tamanho mínimo de caracteres. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Mínimo de caracteres um valor mínimo de caracteres para a senha |
Senha alfanumérica |
Indica que a senha deste usuário deve conter letras e números |
Mínimo de caracteres numéricos na senha |
Indica se a senha deve ter um número mínimo de caracteres numéricos. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Mínimo de caracteres numéricos um valor mínimo de caracteres numéricos para a senha |
Mínimo de letras na senha |
Indica se a senha deve ter um número mínimo de letras. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Mínimo de letras um valor mínimo de letras para a senha |
Mínimo de caracteres especiais na senha |
Indica se a senha deve ter um número mínimo de caracteres especiais. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Mínimo de caracteres especiais um valor mínimo de caracteres especiais para a senha |
Caracteres maiúsculos e minúsculos |
Indica que a senha deste usuário deve conter caracteres maiúsculos e minúsculos |
Conta desabilitada |
Indica que a conta deste usuário está desabilitada |
Conta bloqueada |
Indica que a conta deste usuário está bloqueada. Esta opção é habilitada automaticamente caso a senha expire ou se este usuário digitar a senha errada várias vezes |
Forçar troca de senha |
Indica que este usuário deve trocar a senha quando executar o próximo login |
Não diferenciar maiúsculas de minúsculas |
Indica que a validação da senha é realizada sem diferenciar maiúsculas e minúsculas. Não é recomendado habilitar esta opção |
Histórico de senhas |
Indica se as últimas senhas deste usuário são armazenadas e não podem ser utilizadas. Caso esta opção esteja habilitada, configure no item Número de senhas quantas senhas devem ser armazenadas. Após atingido o valor indicado neste item, a senha mais antiga é descartada e pode ser utilizada novamente |
No caso da edição de um usuário existente, modificar o campo Senha implica em limpar o conteúdo do campo Confirme a senha e vice-versa, mas apenas na primeira vez em que se edita qualquer um destes campos. |
Ao efetuar o login do usuário (pelo método Login do Viewer ou pelo menu Arquivo - Login), abre-se a caixa de diálogo da figura a seguir.
Janela de login
Ao selecionar o modo de autenticação Windows, os campos Nome do usuário e Senha são desabilitados e preenchidos com o nome e a senha do usuário logado no domínio de rede. Para selecionar outro usuário pertencente ao domínio de rede, clique em Outro usuário. Selecionando o modo de autenticação E3, preencha as informações de usuário e senha de um usuário do Domínio do Elipse Power nos campos Nome do usuário e Senha, respectivamente.
Quando a opção Este usuário é um administrador é habilitada para um usuário, este usuário pode, em tempo de execução, alterar todas as configurações mostradas na aba Usuários.
Estes privilégios são acessados via script através do método UserAdministration do Viewer, que habilita a caixa de diálogo dos usuários em tempo de execução.
NOTA |
Apenas o administrador tem acesso ao método UserAdministration do Viewer. |
Ao clicar em Remover, a aplicação mostra uma caixa de mensagem questionando se realmente deseja-se remover o usuário.
É possível que um usuário pertença a um grupo, podendo assim compartilhar as configurações deste grupo. Para tanto, na lista Grupos disponíveis são mostrados os grupos disponíveis na aplicação que podem conter o usuário selecionado, e na lista Pertence a, a lista dos grupos aos quais o usuário selecionado já pertence. Para adicionar um usuário a um grupo, siga estes procedimentos:
1.Selecione o usuário que deseja inserir no grupo específico.
2.Na lista Grupos disponíveis, selecione o grupo ao qual o usuário deve pertencer.
3.Clique em Adicionar para adicionar o grupo, que aparece na lista Pertence a.
4.Para remover um grupo, selecione-o na lista Pertence a e clique em Remover.