Acessando um Servidor Oracle via Elipse Power

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Acessando um Servidor Oracle via Elipse Power

Para inserir um novo Banco de Dados Oracle, siga estes procedimentos:

1.Clique com o botão direito do mouse no nome do projeto no Explorer e selecione a opção Inserir - Banco de Dados. No modo Domínio, clique com o botão direito do mouse no item Objetos de Servidor - Banco de Dados, selecione a opção Inserir Banco de Dados Em e logo após o nome do projeto desejado. O objeto é criado no projeto e a janela de edição de scripts é aberta.

2.Para configurar este objeto, selecione a aba Configuração na Janela de Propriedades.

Configurações para Bancos de Dados Oracle

Configurações para Bancos de Dados Oracle

As opções disponíveis nesta aba estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na aba Configuração

Opção

Descrição

Banco de Dados

Seleciona o tipo de Banco de Dados em uso no projeto. Os valores possíveis para esta opção são 0: stAccess, 1: stOracle, 2: stSqlServer, 3: stPostgreSQL ou 4: stMySQL. Esta opção corresponde à propriedade SourceType do objeto Banco de Dados

Conexão

Permite selecionar uma conexão local, se disponível, ou digitar o nome de uma conexão fornecido pelo administrador do banco de dados

Usar provedor OLE DB Oracle

Permite usar as interfaces ADO (ActiveX Data Objects) do Oracle para que o objeto Consulta do Elipse Power reconheça o tipo de dados TIMESTAMP, habilitado na opção Usar tipo TIMESTAMP. Assim é possível ler registros de tabelas do Oracle que possuam precisão de milissegundos. Consulte a nota a seguir para mais informações. Esta opção corresponde à propriedade OracleUseADODrivers do objeto Banco de Dados

Usar tipo TIMESTAMP

Permite utilizar o tipo de dados TIMESTAMP do Oracle, com precisão de milissegundos e disponível a partir da versão 9.0. Caso esta opção esteja desabilitada, usa-se o tipo de dados DATE, com precisão de segundos. Consulte a nota a seguir para mais informações. Esta opção corresponde à propriedade OracleEnableTimestamp do objeto Banco de Dados

Usuário

Usuário do banco de dados conectado pelo Elipse Power. Esta opção corresponde à propriedade UserName do objeto Banco de Dados

Senha

Senha do usuário que realiza o logon

Testar Conexão

Testa a conexão com um servidor Oracle

 

NOTAS

As opções Usar provedor OLE DB Oracle e Usar tipo TIMESTAMP vêm habilitadas por padrão em aplicações criadas a partir da versão 6.6. Em aplicações criadas em versões anteriores, as configurações são respeitadas, mas não é recomendável desabilitar estas opções. A possibilidade de desabilitar estas opções deve ser removida em versões futuras do Elipse Power.

Desmarcar a opção Usar provedor OLE DB Oracle automaticamente desmarca a opção Usar tipo TIMESTAMP.

A opção Usar provedor OLE DB Oracle pode ser habilitada ou desabilitada para novos objetos de Bancos de Dados na aba Propriedades das opções do Domínio.

Aplicações criadas em versões anteriores à versão 5.0, quando executadas na versão 5.0 ou superior ou ao carregar um objeto Banco de Dados no Elipse Power Studio, automaticamente selecionam a opção Usar provedor OLE DB Oracle se a opção Usar tipo TIMESTAMP está selecionada.

No caso do Elipse Power Studio, o usuário é perguntado se deseja salvar esta alteração.

Ao executar a aplicação, a alteração persiste apenas durante a execução, retornando ao estado anterior até que o usuário salve esta alteração.

 

3.Na opção Banco de Dados, selecione o item 1 - stOracle.

4.Se o servidor Oracle é local, a opção Conexão pode permanecer em branco, pois o Elipse Power recupera os dados automaticamente. Do contrário, a conexão é criada usando o cliente Oracle instalado no computador.

5.Caso seja necessário, configure as opções Usuário e Senha de acordo com as definições do Oracle. Tais opções podem permanecer em branco e, neste caso, a aplicação assume as configurações padrão do Elipse Power.

6.Clique em Testar Conexão para verificar se as configurações estão corretas e clique em OK para salvar estas configurações.

 

Ao inserir um Banco de Dados na aplicação, são habilitadas as opções referentes ao tipo de servidor de banco de dados, que é responsável pelo gerenciamento e armazenamento das informações dos objetos que utilizam este serviço.

Esta página foi útil?