Consultas em Linguagem SQL

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Consultas em Linguagem SQL

Uma das inúmeras formas de consultar os dados de processo armazenados em um EPM Server é através de consultas efetuadas através da linguagem declarativa SQL (Structured Query Language), padrão utilizado para pesquisas em bancos de dados relacionais.

Apesar do EPM Server utilizar o SQL Server para armazenar os dados de processo, o formato utilizado não segue os modelos relacionais tradicionalmente utilizados para dados desta natureza, mas sim uma forma otimizada para armazenamento de dados do tipo Séries Temporais, conferindo um maior desempenho às operações de consulta e eficiência no armazenamento.

Por esta razão, para realizar consultas utilizando a linguagem SQL, são disponibilizadas funções que podem ser chamadas através de um driver ODBC do EPM Server. Desta maneira as consultas passam a ser mais simplificadas, ou seja, ao invés de informar tabelas com os dados de interesse e períodos de consulta, basta que estas funções sejam executadas informando os nomes das variáveis de interesse, bem como o período de consulta e a forma desejada para agregação dos dados, tais como dados brutos (como foram armazenados), máximos, mínimos, médias e duração de tempo em determinados estados, dentre outras.

 

NOTA

Mais detalhes sobre a utilização de consultas utilizando a linguagem SQL são encontrados no manual específico sobre este módulo.

Esta página foi útil?