EPM Server

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

EPM Server

O EPM Server é um servidor OPC UA que centraliza todo o gerenciamento do fluxo de dados através do sistema, além de um módulo para sincronização de eventos e outro para o gerenciamento de cálculos de expressões em tempo real. Todos os dados provenientes das mais diversas fontes chegam ao EPM Server, que pode armazená-los e disponibilizá-los para outros sistemas conectados.

Os dados provenientes de fontes externas podem chegar ao EPM Server por vias distintas, uma para armazenamento e outra para disponibilização em tempo real. Para mais informações, consulte o fluxo de dados no tópico Basic Variables. Todas as aplicações clientes que estiverem conectadas ao EPM Server podem solicitar dados históricos e de tempo real. De forma análoga, o EPM Server também gerencia a escrita de valores em variáveis, quando solicitado pelos sistemas clientes.

O EPM Server utiliza o SQL Server para o armazenamento dos dados de processo em um formato otimizado para séries temporais, gerenciando todas as transações com o servidor de banco de dados, de forma a aumentar significativamente o desempenho do sistema.

Todos os objetos do EPM Server com capacidade de armazenar dados históricos, ou seja, que tem as propriedades Valor, Estampa de Tempo e Qualidade, são designados por Data Objects (Objetos de Dados). Este tipo de objeto pode ser entendido como uma variável identificada por um nome único (Tag) e que é utilizada para localizá-lo univocamente através das ferramentas de visualizações e análises, que podem ser do próprio sistema ou desenvolvidas por terceiros, desde que estes sigam o padrão OPC UA ou OPC Classic, uma vez que é possível operar o EPM Server em conjunto com o módulo Elipse OPC Proxy.

Atualmente o EPM tem dois tipos de Data Objects, Basic Variables (Variáveis Básicas) e Expression Variables (Variáveis de Expressões), conforme a procedência dos dados relacionados a estes tipos. As Basic Variables são o tipo mais elementar de variáveis que podem armazenar dados obtidos através de interfaces de comunicação, por exemplo. Uma Expression Variable, por sua vez, é um tipo de variável cujo valor associado é proveniente da avaliação de uma expressão em linguagem Python gerenciada pelo módulo de cálculo integrado ao EPM Server, utilizada, por exemplo, para o cálculo de indicadores de tempo real ou inferências sobre variáveis de processo.

 

NOTA

Para mais detalhes sobre a linguagem Python e todo o potencial desta linguagem, consulte o site da Python Software Foundation.

Esta página foi útil?