Configurações de Fonte de Dados

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Configurações de Fonte de Dados

A configuração do endereço de I/O, ou entrada e saída de dados, relacionado à variável é realizada na aba IO Data. Os endereços são mapeados a partir dos objetos de Interfaces de Comunicação que, por sua vez, são gerenciados pelos respectivos Interface Servers.

Aba IO Data

Aba IO Data

Para definir o endereço de I/O de uma variável, deve-se selecionar primeiro o Interface Server responsável pela Interface de Comunicação, definida na sequência, e por fim informar o endereço correspondente ao ponto desejado na fonte de dados.

Alternativamente, clique em Filtrar para abrir uma janela onde é possível selecionar um endereço na fonte de dados dentre todas as opções disponíveis, conforme ilustrado na figura a seguir.

Filtro nas fontes de dados

Filtro nas fontes de dados

Este procedimento pode ser realizado toda vez que se deseja definir manualmente o endereço de I/O para uma variável. Além desta forma de mapeamento, também é possível utilizar o recurso de copiar e colar a partir de uma planilha do Excel que já tenha estes campos previamente definidos, através do próprio EPM Add-in for Microsoft Excel, ou através da operação de importação, apresentada com mais detalhes no tópico Importação de Tags.

 

NOTAS

Para escrever em uma Basic Variable utilizando uma API do EPM em linguagem Python, é necessário que o campo de endereço esteja vazio, caso contrário é retornada uma exceção informando que não é permitida a escrita em uma variável que já recebe dados de uma outra origem.

Para aplicações práticas e com um número maior de variáveis, os endereços das fontes de dados, bem como todas as demais configurações das variáveis, costumam ser editadas em uma planilha do Excel e posteriormente sincronizadas com um EPM Server através do EPM Add-in for Microsoft Excel.

Esta página foi útil?