Importação de Tags

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Importação de Tags

A importação de Tags de uma fonte de dados é uma funcionalidade que facilita a criação de Basic Variables no EPM Server. Esta operação consiste basicamente em selecionar os endereços correspondentes das fontes de dados que se deseja armazenar e que são expostos ao EPM Server através das Interfaces de Comunicação.

Ao final são criadas tantas Basic Variables quantos sejam os endereços selecionados, já com um nome sugerido, que é o próprio nome do ponto na fonte de dados, e com a propriedade Data Address também preenchida.

1.Para iniciar a importação de Tags de uma fonte de dados, clique em Import Import na Faixa de Opções das Basic Variables.

Opção de importação de Tags

Opção de importação de Tags

 

NOTA

A Faixa de Opções das Basic Variables é contextual, portanto, para que esteja visível, é necessário mover o foco para a aba de edição de Basic Variables.

 

2.Clique em Import Import para abrir a janela de seleção dos endereços de uma fonte de dados. Nesta janela são apresentados todos os objetos de comunicação com fontes de dados disponíveis. Selecionando um destes objetos, são apresentados os respectivos endereços das fontes de dados. Selecione os itens que deseja importar.

Janela de seleção de itens para importação

Janela de seleção de itens para importação

3.Os itens selecionados são imediatamente apresentados no espaço designado a estes itens, em Selected Source Addresses. Para remover um item da seleção de importação, clique em Delete para removê-lo desta área, bem como para desmarcá-lo na área de seleção.

4.Ao final, clique em OK para que todos os itens selecionados sejam apresentados na tabela de Basic Variables.

Tags importados

Tags importados

5.Os itens selecionados são apresentados em negrito e com o estado Uncommitted Uncommitted ao lado de cada Basic Variable na tabela. Neste estado os itens ainda não foram criados no EPM Server. Para concluir a operação de importação, clique em Save Save ou pressione a combinação de teclas CTRL + S. Esta operação efetivamente cria no EPM Server as Basic Variables, já com os endereços associados à fonte de dados.

 

NOTA

Havendo colisão de nomes, as variáveis não são criadas no EPM Server até que se proceda com as correções apropriadas, de maneira a garantir um nome único e válido.

 

6.Assim que são editadas e salvas, as novas Basic Variables são apresentadas na tabela na cor azul, já mostrando os valores de tempo real lidos diretamente das respectivas fontes de dados.

Basic Variables no estado Committed

Basic Variables no estado Committed

Note também que o ícone ao lado da variável foi atualizado para o estado Committed Committed, ou seja, a respectiva Basic Variable já foi criada no EPM Server e está pronta para receber e armazenar dados de processo, bem como consultar o histórico ou ser utilizada em cálculos.

As variáveis que já tinham sido criadas anteriormente e que não sofreram nenhuma alteração aparecem no estado Not modified Not Modified.

 

NOTAS

Caso não exista ainda um valor válido disponível na fonte de dados para uma dada variável, esta é apresentada na cor vermelha até que chegue algum valor, quando então passa para a cor azul, ou então que seja desabilitada a opção de tempo real, quando então é mostrada na cor cinza.

No caso de ser selecionado um grande número de endereços para importação, para um computador com pouca capacidade de processamento, pode ser que esta operação demore alguns segundos. Durante a importação é apresentada uma barra de status para acompanhar o processamento, que pode ser cancelado a qualquer momento clicando em Cancel.

Toda a alteração efetuada nas abas de propriedades, seja para qual item for, só é efetivamente utilizada pelo Sistema EPM quando salva. A operação de salvamento do conteúdo editado consiste em enviar ao EPM Server as novas informações, que verifica a consistência antes de torná-las disponíveis a todo o sistema.

Na operação de importação, os nomes sugeridos já substituem automaticamente pelo caractere de sublinhado (_) os caracteres inválidos correspondentes aos endereços da fonte de dados.

O EPM Studio oferece diversas funcionalidades que facilitam a criação ou edição de uma ou mais Basic Variables, mas para os usuários que estão habituados à utilização de planilhas eletrônicas, é possível utilizar recursos equivalentes disponíveis no EPM Add-in for Microsoft Excel. Para mais informações, consulte o Manual do Usuário do EPM Add-in for Microsoft Excel.

Esta página foi útil?