Conector

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Conector

Este objeto é utilizado para conectar dois ou mais objetos de Tela através de uma linha. Os objetos de Tela que podem ser conectados são o Arco de Elipse, o Desenho Livre, a Elipse, o Polígono, o Polígono de Curvas, o Retângulo e o Retângulo Arredondado. Ao clicar na opção Conector Conector na barra de ferramentas da Tela, os objetos anteriormente citados mostram seus Pontos de Conexão, como na figura a seguir.

Pontos de Conexão de objetos de Tela

Pontos de Conexão de objetos de Tela

Para conectar dois objetos, clique em um dos Pontos de Conexão do primeiro objeto e, em seguida, clique em um dos Pontos de Conexão do segundo objeto. Sempre que se passa o mouse sobre um Ponto de Conexão, o ícone muda de Ponto de Conexão para Ponto de Conexão selecionado, indicando qual Ponto deve ser conectado.

Após a criação do Conector, também é possível desconectar os vértices. Para isto, arraste o vértice para longe do Ponto de Conexão do objeto. Para reconectar, arraste-o para perto de um Ponto de Conexão até que o ícone mude para Ponto de Conexão selecionado.

Para criar uma conexão entre mais de dois Pontos de Conexão, mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto seleciona todos os Pontos desejados.

Para excluir um Conector, selecione-o e utilize a tecla DELETE. Se um objeto que possua um Conector é excluído, o Conector não é excluído.

Para informações sobre Conectores em objetos XControl, consulte o tópico a seguir.

Esta página foi útil?