Associações

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Associações

Associações (ou conexões) são ligações realizadas entre propriedades e objetos ou outras propriedades. As Associações trazem grande facilidade ao criar animações e outros tipos de lógicas comuns, minimizando a utilização de scripts.

Pode-se acessar a aba Associações clicando-se com o botão direito do mouse no objeto e selecionando a opção Propriedades. Nesta aba, são mostradas as propriedades do objeto que podem ser associadas, bem como os tipos de Associações existentes e suas fontes.

Aba Associações

Aba Associações

As opções disponíveis na aba Associações estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na aba Associações

Opção

Descrição

Propriedades

Lista as propriedades do objeto que podem ser associadas

Conexão

Indica o tipo de Associação que a propriedade possui. Para propriedades comuns, as Associações disponíveis são Simples, Bidirecional, Analógica, Digital, Por Tabela, Reversa e Múltipla. Existe ainda a ligação entre propriedades de ElipseX e objetos, que ainda não pode ter seu tipo modificado. Para maiores detalhes, consulte o capítulo Bibliotecas

Fonte

No caso mais simples, especifica o caminho para um objeto ou propriedade. Este caminho pode ser preenchido pelo AppBrowser, clicando-se em AppBrowser, à direita do campo. No caso geral, é uma expressão que permite aplicar operações lógicas, aritméticas e avaliações de funções à propriedades, objetos e constantes

 

Ao especificar a fonte da Associação, o seu texto aparece em azul, caso esta corresponda a uma expressão válida. Se a expressão contiver erros, como no caso de caminhos de objetos que não existam (ou pertençam a projetos que não estejam carregados), o texto aparece em vermelho. Nestes casos, a opção de Verificação de Domínio informa os locais que necessitam de correção ou revisão. Os tipos de Associações disponíveis são explicados nos tópicos a seguir.

O campo Fonte pode conter uma referência a um objeto de contexto existente na hierarquia superior do objeto onde se está criando a Associação. O formato de uma referência deste tipo é @(Contexto)[.Caminho], onde Contexto é o nome do contexto (os valores possíveis podem ser vistos na descrição do método Context, no Manual de Referência e Scripts do E3) e Caminho pode ser o caminho de um objeto existente na hierarquia inferior do objeto de contexto, ou uma propriedade deste mesmo objeto. Os nomes dos contextos não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas.

 

NOTA

Ao especificar o caminho de um objeto no campo Fonte, este caminho deve estar delimitado por colchetes nos seguintes casos:

Contenha qualquer caractere que não seja uma letra (a-z | A-Z) quando usado como primeiro caractere do caminho.

Contenha qualquer caractere que não seja uma letra (a-z | A-Z), um número (0-9) ou um sublinhado (_) quando usado após o primeiro caractere do caminho.

Esta página foi útil?