Aba Registro de Eventos

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Aba Registro de Eventos

Os eventos dividem-se nas categorias Eventos Padrão do Sistema e Eventos Manuais.

Eventos Padrão do Sistema são os eventos gerados automaticamente pelo E3, e que podem ter o registro habilitado ou desabilitado individualmente:

Login ou logout de usuário

Troca de senha de usuário

Falha de login de usuário

Alteração na base de dados de usuário

Bloqueio de conta de usuário

Início ou término do Domínio

Alteração no Domínio (inserir, remover, habilitar ou desabilitar projetos e bibliotecas, alterar a configuração do Domínio)

Atualização do Domínio (quando o usuário aplica as alterações realizadas em projetos usando o E3 Studio)

Troca manual de servidor Hot-Standby

Criação de usuário

Mudança de usuário

Remoção de usuário

Alteração de nome de usuário

Mudança em diretivas de usuário

Criação de grupo

Mudança de grupo

Remoção de grupo

Alteração de nome de grupo

Mudança em diretivas de grupo

Mudanças na aba Registro de Eventos

Mudanças no grupo Segurança da aba Propriedades

Desbloqueio de conta

 

Eventos Manuais são eventos definidos pela aplicação. Estes eventos são gerados em scripts de usuário, através da chamada ao método Application.TrackEvent. Estes eventos podem ser gerados tanto no E3 Viewer quanto no Servidor (E3Run).

O E3 Viewer é apenas um gerador de eventos manuais. Utilize o método Application.TrackEvent para enviar o evento para o E3 Server.

O diagrama a seguir mostra como os diferentes processos do E3 geram e tratam os eventos do sistema.

Diagrama de processos

Diagrama de processos

Cada E3 Server mantém uma lista interna dos eventos que devem ser registrados no Banco de Dados. Estes eventos podem vir das seguintes fontes:

Eventos gerados por E3 Viewers usando o método Application.TrackEvent

Eventos gerados internamente por um E3 Server

Eventos gerados por um E3 Server Standby

 

O E3 Server Standby periodicamente envia uma lista de eventos para o E3 Server Hot, pois apenas este tem condições de gravar eventos no Banco de Dados. Os eventos são colocados na fila de eventos do Hot, juntamente com os demais eventos do sistema, isto é, o servidor Hot centraliza a gravação de eventos.

Se houver uma troca de servidor, os eventos que não haviam sido gravados são passados automaticamente para o novo servidor Hot.

O E3Run grava no Banco de Dados os registros enviados pelo E3 Server Hot. O E3 Server informa o nome do Servidor de Dados e da tabela onde os dados são gravados.

Para configurar o registro de eventos do E3, clique com o botão direito do mouse no ícone do E3 Admin na Área de Notificação do Windows, selecione a opção Domínio - Opções para abrir a janela da figura a seguir e clique na aba Registro de Eventos.

Aba Registro de Eventos

Aba Registro de Eventos

As opções disponíveis nesta aba estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na aba Registro de Eventos

Opção

Descrição

Registrar os eventos do sistema em uma tabela no Banco de Dados do aplicativo

Habilita o registro de eventos no E3. Ao selecionar esta opção, a opção Nome da tabela deve ser obrigatoriamente preenchida

Nome da tabela

Indique o nome da tabela onde são gravados os eventos. A tabela informada é criada automaticamente pelo E3Run. Os campos desta tabela são E3TimeStamp (Data/Hora): Este campo é configurado pelo E3Run e contém a data e hora em que o E3Run conseguiu enviar o evento para o Banco de Dados, EventTime (Data/Hora): Este campo é a data e hora em que realmente ocorreu o evento, a data e hora atual do servidor (Hot ou Standby) quando o evento foi criado ou então o parâmetro dtTimeStamp especificado para o método Application.TrackEvent, EventMessage (String): Mensagem do evento, com no máximo 200 caracteres e EventComment (String): Comentário sobre o evento, com no máximo 200 caracteres

Selecionar automaticamente um Banco de Dados no aplicativo

Habilite esta opção para deixar que o E3Run selecione um objeto Servidor de Dados para gravar os dados. Se a aplicação possui apenas um Servidor de Dados, este objeto é usado. Se possuir mais de um, recomenda-se selecionar a opção Usar este Banco de Dados

Usar este Banco de Dados

Habilite esta opção para especificar o Servidor de Dados onde são gravados os eventos. Se o nome do Servidor de Dados foi informado incorretamente, os eventos permanecem armazenados na fila de eventos do E3 Server, em memória, até que seja indicado um Servidor de Dados válido

Marque abaixo os eventos que devem ser registrados

Lista os eventos disponíveis no sistema para serem registrados

 

Se o E3Run tiver que escolher entre vários Servidores de Dados, normalmente é utilizado o primeiro Banco de Dados ativado na execução do Domínio. Se durante a execução do Domínio, o usuário desabilitar o projeto que contém o Servidor de Dados que estava sendo usado para gravar os eventos, o E3Run automaticamente seleciona outro Servidor de Dados que esteja disponível na aplicação e continua com este Servidor de Dados até que o Servidor de Dados anterior seja reativado. Isto implica que, se houver mais de um Servidor de Dados no projeto, é possível que alguns eventos sejam gravados em um Servidor de Dados e outros eventos em outro Servidor de Dados. Por isto recomenda-se indicar um Servidor de Dados específico quando houver mais de um Servidor de Dados no projeto.

Ao selecionar um evento na lista e pressionar a tecla F2, abre-se uma caixa de diálogo para edição do evento, mostrada na figura a seguir.

Edição de eventos

Edição de eventos

Desmarque a opção Usar mensagem padrão para alterar a mensagem do evento. Clique em Inserir macro para inserir uma macro dentro da mensagem. Apenas as macros permitidas para aquele evento são mostradas.

Visualização da macro disponível para o evento

Visualização da macro disponível para o evento

As macros sempre estão no formato %MACRO%. As seguintes macros podem ser usadas:

%%: Insere um sinal de porcentagem na mensagem

%NAME%: Insere o nome do usuário ou grupo que foi afetado por um evento

%NEWNAME%: Insere o novo nome de um usuário ou grupo que foi renomeado por um evento

%USER%: Insere o nome do usuário que gerou o evento, ou "Anônimo" se não há nenhum usuário logado

%MACHINE%: Insere o nome do computador onde o evento foi gerado

%SESSION%: Insere o nome do programa onde o usuário estava logado (E3 Viewer, E3 Studio ou E3 Server)

%CAUSE%: Informação adicional sobre um evento

 

Por exemplo, se a mensagem do evento Falha de Login é alterada para:

"Falhou login do usuário %USER% no computador %MACHINE% (usando um %SESSION%): %CAUSE%"

 

Se o usuário Admin escrever uma senha errada enquanto executa o login no E3 Viewer que está executando na máquina CLIENT004, o seguinte evento é gerado:

"Falhou login do usuário Admin no computador CLIENT004 (usando um Viewer): login ou senha incorretos"

 

Os eventos padrão do sistema são descritos nos tópicos a seguir.

Esta página foi útil?