ActiveX

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ActiveX

Os objetos ActiveX são componentes de software baseados na tecnologia COM (Component Object Model) que podem ser inseridos em uma aplicação para realizar diversas tarefas. Estes objetos são desenvolvidos em ambientes de programação tais como C/C++, Delphi e Visual Basic, entre outros.

Alguns objetos ActiveX são automaticamente registrados quando o E3 é instalado: E3Alarm, E3Browser e E3Chart (desenvolvidos pela Elipse Software), Microsoft Forms (desenvolvidos pela Microsoft) e Relatório (ActiveReports, desenvolvido pela Data Dynamics). Os objetos E3Alarm, E3Browser, E3Chart e Relatório possuem capítulos específicos mais adiante neste Manual. Os objetos Microsoft Forms são descritos em outro tópico deste capítulo.

 

NOTA

Para objetos ActiveX não instalados previamente pelo E3, é necessário que estes objetos sejam instalados em todos os computadores onde a aplicação vai executar, especialmente em E3 Viewers remotos.

 

Além destes, pode-se inserir qualquer outro objeto ActiveX. Para registrar um objeto ActiveX no E3, siga estes procedimentos:

1.Selecione o menu Ferramentas - Gerenciar ActiveX. A janela da figura a seguir é mostrada.

Janela Gerenciar Controles ActiveX

Janela Gerenciar Controles ActiveX

As opções da janela Gerenciar Controles ActiveX estão descritas na tabela a seguir.

Opções da janela Gerenciar Controles ActiveX

Opção

Descrição

Controles registrados no Windows

Listagem com todos os controles ActiveX registrados no Windows e que podem ser adicionados ao E3

Controles registrados no E3

Listagem com todos os controles ActiveX já registrados no E3

Registrar

Registra o controle selecionado no E3. Caso o controle seja incompatível com o E3, uma caixa de diálogo é mostrada avisando o usuário a respeito da incompatibilidade

Remover

Remove o controle selecionado da lista Controles registrados no E3, movendo-o de volta para a lista Controles registrados no Windows. Os controles com o ícone ActiveX não pode ser removido não podem ser removidos, somente os que tiverem o ícone ActiveX pode ser removido.

Procurar

Abre uma caixa de diálogo para localizar um arquivo ActiveX

Atualizar

Permite atualizar os controles ActiveX na listagem Controles registrados no Windows que tenham sido registrados após a abertura da janela de gerenciamento

Fechar

Fecha a janela de gerenciamento dos ActiveX

 

2.Clique em Procurar para abrir uma caixa de diálogo e localizar o arquivo que contém o ActiveX.

Localização do arquivo ActiveX

Localização do arquivo ActiveX

3.Selecione o arquivo desejado e clique em Abrir.

 

Os objetos ActiveX podem ser de dois tipos: Gráficos (utilizados nas Telas da aplicação) e Não-Gráficos (realizam algum tipo de manipulação de dados).

Os objetos gráficos podem ser inseridos em uma aplicação das seguintes formas:

Através da barra de ferramentas da Tela, selecionando o objeto desejado

Através do clique com o botão direito do mouse no objeto Tela, no Organizer, selecionando a opção Inserir

Através do clique com o botão direito do mouse em uma Tela, selecionando a opção Inserir

Inserindo um objeto gráfico em uma Tela

Inserindo um objeto gráfico em uma Tela

Os objetos não-gráficos podem ser usados na aplicação através de scripts e são criados pelo método CreateObject, padrão do VBScript.

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