Referência de Tags

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Referência de Tags

Os parâmetros a seguir são utilizados para os Tags:

Device: Nome do agente cadastrado na aba SNMP Device Config

Item: Identificador do objeto ou OID. Este parâmetro pode conter ainda informação sobre uma comunidade específica para leitura e também a instrução para obter todos os valores de uma tabela SNMP

N1: Se este parâmetro é diferente de 0 (zero), isto indica que o Tag só é atualizado através de uma mensagem Trap, não efetuando a comunicação por polling pela taxa de varredura definida no Tag

N2: Permite indicar uma das comunidades declaradas na opção ReadCommunity do equipamento, utilizando um índice a partir de 0 (zero). Por exemplo, ao declarar as comunidades "A;B;C" com o parâmetro N2 igual a 2 (dois), então a comunidade "C" é usada. Este parâmetro é usado apenas para leitura, sendo que a comunidade de escrita será aquela definida na propriedade WriteCommunity.

 

Opções disponíveis para os parâmetros dos Tags

ParamDevice

ParamItem

Leitura ou Escrita

Descrição

Nome do Agente, como por exemplo "router-001"

OID, como por exemplo  1.3.6.1.2.1.37.1.2.1.1.1.0

Leitura e escrita

Tag qualquer do sistema, que é lido de acordo com a varredura configurada. Caso o parâmetro N1 seja diferente de 0 (zero), o Tag só é atualizado quando receber um Trap com a variável em questão.

 

O OID que termina com ".0" representa uma variável escalar.

O OID que for especificado com um índice entre colchetes Ex: 1.3.6.1.2.1.37.1[1] corresponde a uma coluna de uma tabela, com o índice entre colchetes representando a linha. Neste caso é feita uma busca de todos os OIDs lexicograficamente encontrados nessa coluna da tabela, retornando o resultado da mesma forma que na opção WalkTable informada abaixo.

(idem anterior)

Community:OID

Leitura

É possível indicar o nome da comunidade que se deseja utilizar nesta leitura, como por exemplo "public:1.3.6.1.2.1.37.1.1.0"

(idem anterior)

WalkTable:OID

Leitura

A instrução WalkTable: indica que o Driver deve varrer todos os OIDs lexicograficamente encontrados a partir do OID inicial informado no parâmetro Item, usando o comando SNMP GetNextRequest. O resultado é retornado no Tag como uma String composta de uma sequência de combinações "OID = valor" separadas por ponto e vírgula, tais como "1.3.6.1.2.1.37.1.2.1.33.1 = 1260; 1.3.6.1.2.1.37.1.2.1.33.2 = 'Fast Ethernet Switch'"

(idem anterior)

ServerStatus

Leitura

Retorna o status interno da conexão com o agente. Os valores possíveis são 0: Sem comunicação ou 1: Comunicando normalmente

Nome qualquer (não pode ser vazio)

UpdateConfig

escrita

Recria todas as conexões com cada equipamento, a partir da definição corrente de parâmetros, que pode ser alterada através da escrita de arrays de parametros e valores.

 

Veja mais informações no capítulo Atualização de Parâmetros em Runtime.

Esta página foi útil?