Dicas de Otimização

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Dicas de Otimização

Este tópico enumera algumas dicas de otimização para a comunicação com os dispositivos escravos.

 

Dicas de Configuração deste Driver para o E3 e o Elipse Power

Use Superblocos sempre que possível, dando preferência à criação de Tags simples, ou Tags PLC no Elipse SCADA, ao invés de Tags Bloco. Para mais informações, consulte o tópico Leitura por Superblocos (Agrupamento).

Se não é possível usar Superblocos, dê preferência à criação de Tags Bloco, agrupando o maior número possível de variáveis no menor número de blocos. Para mais informações, consulte o texto sobre o agrupamento manual no tópico Leitura por Superblocos (Agrupamento).

Considere as recomendações do artigo Dicas de Performance para o E3 no Elipse Knowledgebase.

No caso de redes com alta latência, banda reduzida ou perda de pacotes, consulte também o artigo Configurações de rede do E3 para redes com alta latência, banda reduzida e/ou perda de pacotes.

Em redes de alta latência, configure time-outs mais elevados, considerando a latência esperada. Lembre-se que o tempo de time-out só tem efeito no caso de atrasos, não interferindo no desempenho em situações normais de uso.

 

Dicas de Configuração deste Driver para o Elipse SCADA

Dê preferência à criação de Tags Bloco, agrupando o maior número possível de variáveis no menor número de blocos. Para mais informações, consulte o texto sobre o agrupamento manual no tópico Leitura por Superblocos (Agrupamento).

Considere as recomendações do artigo Desenvolvendo aplicativos para que tenham o melhor desempenho possível, também disponível no Elipse Knowledgebase.

Em redes de alta latência, configure time-outs mais altos, considerando a latência esperada. Lembre-se que o tempo de time-out só tem efeito no caso de atrasos, não interferindo no desempenho em situações normais de uso.

 

Dicas para a Configuração ou Programação de um Equipamento

Se possível, agrupe as variáveis definidas pela aplicação residente, ou ladder, que possuam menor tempo de varredura, ou scan, em endereços contíguos na memória do CLP. O tempo total de varredura dos Tags depende muito da capacidade de agrupamento das variáveis em blocos de comunicação.

Esta página foi útil?