<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Comando de Interrogação de Contadores |
Um Contador, chamado de Integrated Total na documentação da IEC, é um acumulador de valores. A forma de funcionamento dos Contadores é Incremental: O Escravo memoriza, ou congela, os Contadores de tempos em tempos e transmite estes Contadores para o Mestre. Os Contadores continuam acumulando valores sem serem afetados por esta operação de congelamento. O Mestre, neste caso, é responsável por calcular a diferença entre os valores retornados pelo Escravo para descobrir o quanto foi incrementado em cada intervalo ou Com Reinício: O Escravo memoriza, ou congela, os Contadores de tempos em tempos e reinicia o valor dos Contadores para 0 (zero). O valor congelado é então enviado para o Mestre.
Normalmente o momento do congelamento é controlado pelo Escravo. Opcionalmente, o Mestre pode assumir este papel, enviando Comandos de Interrogação de Contadores ou ASDU 101, que em um Driver no modo Mestre é um Tag com o parâmetro N2 igual a 3 (três).
Cada equipamento pode ter diversos grupos de Integration Totals, o que permite diferentes períodos de integração para cada grupo de Contadores. Esta configuração, ou seja, quais Contadores pertencem a quais grupos, fica totalmente a cargo do equipamento.