Endereçamento de Tags

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Endereçamento de Tags

N1

SOETYPE × 10 + Classe

N2

Código de função. Para mais informações, consulte o tópico Códigos de Funções Suportadas

N3

Código do objeto e variação. Para mais informações, consulte o tópico Objetos Suportados

N4

Endereço da variável ou número

Device

Parametro opcional que informa o endereço lógico DNP, que foi informado no parametro "My DNP Addresses". Se não for informado, o tag será endereçado para o primeiro endereço da lista (Endereço DNP Principal).

Item

Parâmetro opcional que informa a banda morta individual do Tag

 

O parâmetro N1 contém a configuração de classes e eventos, de acordo com a fórmula SOETYPE × 10 + Classe. SOETYPE pode ser 0 (zero, sem SOE), 1 (um, COS ou Change of State sem estampa de tempo) ou 2 (dois, SOE ou Sequence of Events com estampa de tempo). Classe pode ser 1 (um), 2 (dois) ou 3 (três). Os casos especiais para o valor do parâmetro N1 são os seguintes:

Se o parâmetro N1 é igual a 999, este Tag representa um Tag On/Off do protocolo, cujo valor padrão é 1 (um). Ao escrever o valor 1 (um), desliga toda e qualquer comunicação, retornando na escrita o valor 1 (um)

Se o parâmetro N2 é menor do que 0 (zero, funções especiais), o parâmetro N1 é usado para identificar a conexão, variando entre 1 (um) e 5 (cinco)

 

O parâmetro N3 deve ser informado de acordo com a fórmula ObjectCode × 100 + Variation. ObjectCode é o tipo de objeto, como por exemplo Entradas Binárias, e Variation é o sub-tipo.

O parâmetro N4 é o endereço da variável ou número, independente de ser um ponto físico ou lógico.

Caso seja necessário informar uma banda morta individual por Tag, é possível usar o parâmetro Item para informar uma Banda Morta, com as seguintes opções:

Banda Morta em Porcentagem:

O parâmetro deve estar no formato DB:X%, onde X é um valor decimal. Por exemplo, o valor DB:3% corresponde a 3 (três) por cento e o valor DB:0,6% corresponde a 0,6 por cento.

Alternativamente, é possível especificar uma banda morta relativa, utilizando no parâmetro Item o formato DBR:X%, onde X é um valor decimal. Desta forma, as solicitações de valor instantâneo, como por exemplo a Classe 0 (zero), reportam sempre um valor atualizado, enquanto os eventos só são gerados se houver uma variação acima da banda morta com relação ao último evento reportado.

Banda Morta em Valores Absolutos:

O parâmetro deve estar no formato DB:XA, onde X é um valor decimal. Por exemplo, o valor DB:3A corresponde a 3 (três) unidades na escala da propria variável.

Da mesma forma que na opção anterior, é possível especificar uma banda morta relativa, utilizando no parâmetro Item o formato DBR:XA, onde X é um valor decimal.

Banda Morta BitString

Também é possível especificar uma banda morta especial para tags analógicos inteiros que representam um conjunto de bits (ex: WORD ou DWORD onde cada bit é um estado digital). Para isso deve-se colocar no parâmetro Item o formato DB:BSTR. Desta forma, caso ocorra uma mudança em qualquer bit deste tag, será gerado um evento, independente das opções "One Analog Event per Index" e "Stop Analog if not Connected" - permitindo que alterações neste tag não sejam perdidas, independente da configuração dos demais tags analógicos.

 

Esta página foi útil?