<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Padronização de Medidas Analógicas |
O primeiro conceito de padronização do Elipse Power diz respeito aos tipos de Medidas Analógicas. Entende-se por tipo de Medida as diferentes medições existentes na aplicação, como por exemplo Potência Ativa, Tensão de Linha entre Fase A-B, Corrente na Fase A e Temperatura do Óleo, entre outras. O tipo de Medida pode concatenar a grandeza física amostrada, como por exemplo "Potência Ativa [W]" ou "Temperatura [°C]", com a localização do medidor, como por exemplo "Fase A" ou "Óleo".
Com a utilização do conceito de padrão de Medida, o usuário reaproveita a configuração de unidade da grandeza amostrada, como por exemplo "V", "°C", "W", "Wh" e "A", entre outras, da fase elétrica onde a Medida está sendo amostrada e da descrição da Medida, como por exemplo "Potência Ativa Trifásica". Com isto, quando o usuário instanciar uma Medida na aplicação, como por exemplo "Tensão no Terminal do Gerador", esta Medida deve apenas apontar para este padrão para receber as configurações adotadas pelo padrão relacionado. Desta forma, se o usuário quiser, por exemplo, alterar a descrição da Medida, basta alterar no padrão que automaticamente todas as Medidas que referenciem este padrão são atualizadas.
Alguns padrões estão disponíveis no próprio instalador do Elipse Power e não permitem que seus nomes, Fases Elétricas e Unidades de Engenharia sejam alterados. Estes padrões nativos do Elipse Power possuem o prefixo reservado "*" e não podem ser removidos da lista de padrões. Algumas destas Medidas com prefixo "*" podem ser utilizadas por algoritmos específicos disponíveis no Elipse Power, como por exemplo o Fluxo de Potência, o Processador Topológico e o Estimador de Estado, ou pela biblioteca de objetos de Tela do Elipse Power, e por isso foram definidas como nativas. A figura a seguir apresenta a tela de criação e edição dos padrões de Medidas Analógicas.
Aba Analógicas