<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Criação de Bibliotecas do Usuário |
Os objetos ElipseX podem conter, além de um desenho, variáveis internas que podem ser exportadas para uma aplicação, além de lógicas de programação, ou scripts, que vão estar presentes em todas as cópias do objeto criado, diminuindo a necessidade de repetição de código em diversas partes de uma aplicação. Para criar uma nova biblioteca no Elipse Power, siga estes procedimentos:
1.No menu Arquivo, selecione o item Novo Projeto e clique em Avançar.
2.Na opção Informe o tipo de Aplicação, selecione o item Biblioteca de componentes do Elipse Power.
Assistente de Aplicações
3.Digite um nome para a biblioteca e clique em Avançar.
4.Determine as especificações referentes ao Domínio.
5.Clique em Concluir.
Em uma biblioteca ElipseX, pode-se inserir os objetos XControls, XFolders e XObjects.
Podem ser inseridos nos XControls todos os itens disponíveis para as Telas. Entre estes itens estão as primitivas de desenho, objetos gráficos vetoriais, incluindo objetos da biblioteca de símbolos, tais como arquivos no formato WMF e EMF, entre outros, objetos gráficos não vetoriais, tais como arquivos no formato BMP, JPEG e GIF, entre outros, controles ActiveX do Elipse Power , tais como E3Charts, E3Browsers e E3Alarms, controles ActiveX de terceiros e outros XControls.
Um XFolder é um objeto que permite inserir objetos filhos nas instâncias. Desta forma, é possível organizar ou criar hierarquias de objetos em uma aplicação. Pode-se inserir em um XFolder itens como Pastas de Dados, Tags de Comunicação, Filtros de Alarmes e instâncias de XFolders, entre outros.
Os XObjects podem conter quaisquer tipos de objetos não gráficos, que são executados no E3 Server. Pode-se inserir em um XObject os objetos Drivers de Comunicação, Tags de Comunicação, Servidores de Dados, Bancos de Dados, Fórmulas, Configurações de Alarmes, Servidores de Alarmes, objetos COM e outros XObjects.
Em um mesmo arquivo de biblioteca pode existir qualquer número de componentes ElipseX, sejam XControls, XFolders ou XObjects. Pode-se ter também várias bibliotecas diferentes, ou vários arquivos de biblioteca, no mesmo Domínio.