<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Padronização de Medidas Discretas |
A padronização de Medidas Discretas segue o mesmo conceito introduzido para a padronização das Medidas Analógicas, porém com uma diferença: as Medidas Discretas permitem transformar valores em algo que tenha significado para o operador do sistema. Um exemplo típico são valores que informam o estado de um Disjuntor, aberto ou fechado, onde o valor coletado pelo sistema de automação pode ser, por exemplo, 0 (zero) ou 1 (um).
Do ponto de vista do operador do sistema, 0 (zero) pode não ter significado algum e, portanto, o operador pode não ter certeza sobre o estado atual do equipamento. Além disto, em um mesmo sistema de automação podem existir diferentes equipamentos, de diferentes fabricantes, onde em um deles 0 (zero) significa aberto e em outro este valor significa fechado.
Para resolver este problema, o Elipse Power provê um ambiente que permite tanto definir os tipos de pontos discretos existentes na aplicação, como por exemplo Estado de Chaves, Estado de Disjuntores, Funções de proteção e Indicações de atuações de Proteções, entre outros, quanto relacionar um significado para cada possível valor que tal Medida Discreta possa apresentar. Este ambiente está disponível no objeto Configuração do Power, na aba Discretas.
A aba de configuração de padrões de Medidas Discretas é dividida em três áreas, cada uma com uma função específica. A primeira, apresentada na figura a seguir, serve para criar ou editar novos tipos de Medidas Discretas, como por exemplo Estado do Disjuntor ou Função Religamento.
Tipos de Medidas Discretas
A área de edição de Conversões deve ser utilizada pelo usuário para cadastrar ou selecionar os diferentes tipos de Conversões que possam existir no sistema. As Conversões estão relacionadas às características construtivas do sistema de automação e permitem que o Elipse Power suporte diferentes formas de interpretar valores provenientes de campo.
Conversões
A terceira e última área é utilizada para criar ou editar os possíveis Estados ou Significados da Medida Discreta, como por exemplo uma chave na posição Aberta, Fechada, Intermediária ou Inválida, bem como relacioná-los ao valor da Fonte (CLP, UTR, IED, etc.) para realizar a Conversão em tempo de execução. Os valores das Fontes podem variar em função da Conversão selecionada na segunda área, enquanto os Significados e descrições são fixos para todas as Conversões e dependem apenas do tipo da Medida Discreta. A figura a seguir apresenta a área de criação ou edição de Estados ou Significados.
Estados ou Significados