Histórico

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Histórico

1.Crie três Tags Internos, chamados de "CommandType", "CommandUnit" e "User", e configure o tipo de dados da propriedade Value destes Tags como String.

Tags Internos

Tags Internos

2.Crie um objeto Histórico, chamado de "HistCommand", e configure a propriedade ScanTime, ou o campo Intervalo entre registros (ms) na Janela de Propriedades do Histórico, com o valor 0 (zero). Neste Histórico, crie três Campos do tipo fdText e associe-os à propriedade Value dos três Tags Internos criados no item anterior.

Objeto Histórico

Objeto Histórico

 

NOTA

Ao configurar um Campo com o tipo de dados fdText, é preciso também configurar o tamanho deste Campo.

 

3.Após criar o Histórico e gerar a tabela no banco de dados, é preciso estabelecer quais Comandos são registrados neste banco de dados. Os objetos de Comando do Elipse Power contêm uma propriedade chamada EnablePowerConfigEvent, cuja função é habilitar ou desabilitar a geração de eventos OnCommand do objeto ConfiguracaoPower (ver próximo item). Portanto, neste item a propriedade EnablePowerConfigEvent dos Comandos de posição (SwitchPosition) das Chaves 29-02 e 29-04 deve ser configurada com o valor Verdadeiro (True), como mostra a figura a seguir.

Propriedade EnablePowerConfigEvent

Propriedade EnablePowerConfigEvent

4.Agora crie um script no evento OnCommand do objeto ConfiguracaoPower. Este evento é disparado sempre que um Comando é executado (se a propriedade EnablePowerConfigEvent estiver configurada como Verdadeiro). O evento retorna os parâmetros CommandUnit (o objeto Unidade de Comando que está recebendo o comando), CommandAction (um inteiro que indica o tipo de Comando: 1 - Operate, 2 - Select ou 3 - Cancel) e ActorID (o nome do usuário que enviou o Comando). O script é desenvolvido de forma a atribuir as informações necessárias relativas a cada Comando aos Tags Internos criados anteriormente, e então inserir uma nova linha na tabela do banco de dados. Conforme visto anteriormente, o evento OnCommand retorna três parâmetros que devem ser associados com o valor dos Tags Internos. Note que o parâmetro CommandUnit retorna um objeto, portanto deve-se utilizar uma propriedade deste objeto. Neste exercício, digite o script a seguir.

Select Case CommandAction
  Case 1
    Application.GetObject("Dados.CommandType").Value = "Operate"
  Case 2
    Application.GetObject("Dados.CommandType").Value = "Select"
  Case 3
    Application.GetObject("Dados.CommandType").Value = "Cancel"
End Select
Application.GetObject("Dados.CommandUnit").Value = CommandUnit.PathName
Application.GetObject("Dados.User").Value = ActorId

 

5.Após associar os parâmetros retornados pelo evento aos Tags Internos, insira um novo registro na tabela a partir do método WriteRecord do objeto HistCommand, de acordo com a linha a seguir.

Application.GetObject("HistCommand").WriteRecord()

 

6.Ao final, o script deve estar conforme a figura a seguir.

Script do evento OnCommand

Script do evento OnCommand

Esta página foi útil?