<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Ambiente de Programação |
O ambiente de programação de scripts no Elipse Power Studio pode ser acessado ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer objeto e selecionar a opção Propriedades. Na aba Scripts do Editor do objeto, pode-se definir qual evento é o gerador do script. Como visto no capítulo anterior, os tipos de eventos em um objeto do Elipse Power são os Pré-Definidos e os Definidos pelo Usuário.
Os eventos pré-definidos variam de objeto para objeto, dependendo da utilização e funcionalidade. Um objeto de Tela, por exemplo, possui eventos relacionados à interface gráfica, tais como Click (utilizado ao clicar em um objeto) ou DblClick (utilizado com um duplo clique do mouse). Já um objeto como um Driver de Comunicação possui eventos relacionados à comunicação, tal como OnCommError (utilizado quando há um erro de comunicação). Pode-se também definir outros eventos para o objeto, como visto anteriormente.
Quando um script é associado a um evento em um objeto, o campo de digitação apresenta uma declaração de procedimento (procedure), cuja definição é automática e composta do texto a seguir.
Sub NomeDoObjeto_NomeDoEvento()
End Sub
Nesta definição, NomeDoObjeto é o nome do objeto associado e NomeDoEvento é o nome do evento. Os comandos do script devem estar entre estas duas linhas.
Para ajudar na digitação do script, pode-se utilizar o AppBrowser. Ao selecionar um método ou propriedade, pode-se utilizar a opção Copiar. O Tag, propriedade ou método selecionado é inserido na posição do cursor na área de edição do script. O local do cursor é mostrado através de uma animação com seta piscante.