<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Objetos |
Os Objetos são componentes de software reutilizáveis que permitem maximizar o uso e aumentar a qualidade e produtividade em seus aplicativos.
Um objeto no Elipse Power encapsula ou contém três diferentes partes (propriedades, métodos e eventos) que podem ser manipuladas para a utilização das vantagens de sua funcionalidade na aplicação.
Propriedades definem atributos de um objeto, como a aparência de um objeto de Tela ou o valor inicial de um objeto quando o aplicativo é iniciado.
Métodos são funções que realizam uma ação específica dentro ou com um objeto.
Eventos são notificações geradas por um objeto em resposta a alguma ocorrência em particular, como um clique de mouse ou uma mudança no valor de um Tag, entre outros.
Uma das principais características dos objetos e das linguagens orientadas a objeto é a capacidade de herança entre eles, ou seja, estes podem herdar as características de um ou mais objetos, tendo as mesmas funcionalidades específicas. Assim, pode se ter vários objetos trabalhando em conjunto para prover características de um outro objeto derivado.
Tome como exemplo o objeto E3Chart. Ele é composto internamente de vários objetos, como títulos, legendas, escalas, divisões, consultas e penas. Note que cada objeto contribui para a funcionalidade do todo: as escalas ajudam a localizar os valores dos pontos no E3Chart, as legendas ajudam a identificar a pena e seus valores e a pena realiza o desenho dos valores no E3Chart.
Através da manipulação de objetos dentro do E3Chart, pode-se criar duas instâncias deste objeto bastante diferentes entre si. Para se manipular um objeto específico, deve-se acessá-lo através de uma hierarquia. Se os dois objetos E3Chart estiverem na mesma Tela, deve-se acessar primeiro a Tela, depois o E3Chart desejado, depois uma de suas propriedades ou objetos filhos. Quando há vários objetos de um mesmo tipo, geralmente eles podem ser acessados através de uma coleção (collection). Uma coleção é um objeto especial que gerencia um conjunto de objetos semelhantes. Um exemplo no objeto E3Chart é a coleção Pens, que permite o acesso a todas as penas do E3Chart.