Medida de Indicação de Atuação por Descarte

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Medida de Indicação de Atuação por Descarte

Como forma de registrar os desligamentos causados pela atuação de descarte de cargas, todo e qualquer IED de Disjuntor que possa atuar devido à ocorrência de um Cenário de Descarte deve possuir uma Medida Discreta que reporte este evento. Isto permite que sejam gerados alarmes e registros no SOE para viabilizar análises de pós-operação. Esta indicação pode ser genérica, indicando apenas que o Disjuntor abriu por atuação do descarte, ou específica, indicando qual Cenário ocorreu para disparar a abertura do equipamento.

O Elipse Power provê o tipo de Medida Discreta *LoadSheddingOperate para sinalizar este tipo de evento. Esta Medida pode ser instanciada tanto na pasta Measurements do próprio Disjuntor (indicação genérica de atuação), quanto na pasta Measurements do Cenário (indicação específica de atuação). Nesta Medida deve ser criado um alarme, com registro de eventos em banco de dados, para que seja possível a verificação da sequência de atuação.

Também é importante que os eventos disparadores dos Cenários, como por exemplo o desligamento de uma fonte de energia, sejam registrados no SOE. Isto permite verificar o tempo total demandado pelo sistema desde a detecção do distúrbio até o completo desligamento das Cargas. Vale ressaltar que, para esta análise ser confiável, todos os IEDs devem possuir seus relógios internos devidamente sincronizados.

Esta página foi útil?