Descarte de Cargas

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Descarte de Cargas

Sistemas de potência industriais geralmente são caracterizados por uma ou mais interconexões com sistemas de maior porte (concessionária de energia), sistemas de geração própria (On-Site Generation) e cargas (motores, bombas, compressores, aquecedores, retificadores, etc.) que possuem grau de importância e relevância distintos, dependo das características e etapas do processo de produção. Outra característica comum em sistemas de potência industriais é que são projetados e construídos com requisitos de alta confiabilidade, visto que paradas indesejadas podem causar prejuízos significativos. Uma simples interrupção de alguns processos industriais contínuos pode acarretar no reprocessamento, ou até mesmo no descarte, de grande quantidade de matéria prima. Além disto, o restabelecimento de alguns processos pode levar horas ou até mesmo dias, afetando drasticamente a produtividade e a eficiência da planta.

O principal objetivo na operação de qualquer sistema de potência é atender suficientemente à demanda de todas as cargas, mantendo a frequência e a tensão em seus valores nominais. Quando este objetivo é atendido, diz-se que o sistema encontra-se em estado normal de operação. Outra característica essencial para que se tenha segurança operativa é que o ponto de operação seja estável e que, na ocorrência de contingências e distúrbios, o sistema de potência atinja um novo ponto de operação igualmente estável.

Em uma planta industrial, a manutenção do sistema de potência em um estado normal e estável de operação é uma função crítica quando ocorrem contingências severas que causam deficiência de geração, como a perda de conexão com a concessionária, perda de unidades geradoras e abertura de interconexões. Idealmente, um bom sistema de descarte de cargas deve rapidamente identificar a deficiência de geração, determinar precisamente o montante de carga a ser descartado, selecionar as cargas a serem descartadas e preservar cargas prioritárias, identificar os disjuntores que devem ser manobrados e, por fim, executar as manobras necessárias.

Esta página foi útil?