<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Exercícios |
Para fins de exercício, inicialmente vamos utilizar em toda a aplicação apenas Fontes de Medida do tipo Operator, onde os dados são inseridos pelo próprio usuário, não sendo necessário configurar nenhum Driver de Comunicação. Como sugestão, todas as Medidas configuradas já devem ter as Fontes de Medida do tipo Operator configuradas com algum valor, permitindo que, assim que a aplicação seja executada, já existam valores carregados.
1.Confirme no Organizer a estrutura de objetos da Subestação. Deve existir um objeto para cada desenho do Modelador Elétrico.
Organizer
2.Selecione a Chave Seccionadora 29-02 e, dentro desta Chave, a Medida padrão PosicaoChave.
3.A posição da Chave é simulada pelo operador, por isto remova o item Scada desta Medida. Note que ao apagar o item Scada, automaticamente a propriedade ActiveSource da Medida PosicaoChave torna-se Operator.
4.Execute a aplicação novamente.
5.Clique com o botão esquerdo do mouse na Chave 29-02 e selecione o item Medidas.
Chave Seccionadora 29-02 aberta
6.Na aba Discretas, selecione a Medida Estado da Chave. Mude o estado da Chave de Aberto para Fechado. Para isto, clique duas vezes (ou pressione a tecla F2) no campo Valor da Medida Estado da Chave e digite o valor 1 (um).
Estado da Chave
7.Verifique na Tela se a Chave Seccionadora fechou e se a Barra foi energizada.
Chave Seccionadora 29-02 fechada
8.Retorne à Subestação e remova o item Scada de todas as Medidas PosicaoChave e PosicaoDisjuntor, deixando todas as fontes configuradas como Operator.
9.Configure o valor da fonte Operator das Medidas PosicaoDisjuntor de todos os Disjuntores da aplicação para o valor 1 (um), assim todos os Disjuntores iniciam fechados.
10.Por último, configure o valor da fonte Operator das Medidas PosicaoChave das Chaves 29-02, 29-08, 29-10 e 29-12 para o valor 1 (um), ou seja, estas Chaves iniciam a aplicação fechadas. Deixe o valor da fonte Operator da Chave 29-04 configurada com o valor 0 (zero), assim esta Chave inicia aberta.
DICA |
A ferramenta de verificação de erros na Subestação aponta todos os itens Scada que não estão associados a Tags de Comunicação. Este recurso facilita na hora de localizar e remover estes objetos. |
11.Execute a aplicação e teste esta nova funcionalidade.