XControl

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

XControl

Um XControl define uma interface gráfica com o usuário, que pode ser composta de quaisquer objetos do Elipse Power, com o propósito de ser multiplicada facilmente por um projeto. Para criar um XControl, clique com o botão direito do mouse no arquivo de biblioteca criado no Domínio ou no item Bibliotecas de Objetos - XControl e selecione a opção Inserir - XControl.

Aba Design de um XControl

Aba Design de um XControl

Aba Propriedades de um XControl

Aba Propriedades de um XControl

Ao inserir um XControl é aberto o Editor deste objeto, composto das abas mostradas na figura anterior. Na aba Propriedades pode-se inserir propriedades a serem exportadas deste objeto. Estas podem ser associadas a um Tag ou outra propriedade qualquer quando o objeto está em uso em um projeto. Na aba Design, que equivale a uma Tela, pode-se inserir os objetos gráficos descritos anteriormente.

As propriedades a serem exportadas, ou XProperties, podem ser inseridas através da tecla INS ou clicando em Adicionar Adicionar, e excluídas clicando em Excluir Excluir. As opções disponíveis estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na aba Propriedades de um XControl

Opção

Descrição

Nome

Determina o nome da Propriedade do XControl

Tipo

Determina o tipo de dados suportado pela Propriedade

Pública Propriedade Pública

Habilita ou desabilita a visibilidade da Propriedade fora da biblioteca, isto é, determina se a Propriedade é ou não pública

Persistente Propriedade Persistente

Determina se a Propriedade é salva no projeto ou não

Retentiva Propriedade Retentiva

Determina se a Propriedade é retentiva ou não. No caso de XControls, as Propriedades não podem ser retentivas

Valor inicial

Determina o valor inicial da Propriedade

Texto de Ajuda

Texto de declaração e documentação da Propriedade

 

Note que outros objetos de Dados, tais como XFolders e XObjects, podem ser declarados como Tipos. Isto permite que em uma única Propriedade seja controlado o funcionamento de todo um objeto, tornando mais fácil a manutenção de uma biblioteca.

A edição deste objeto possui os mesmos recursos gráficos e opções da edição de Telas. Pode-se inserir os XControls em qualquer Tela, ou ainda dentro de outro XControl clicando com o botão direito do mouse na Tela ou XControl de destino e selecionando a opção Inserir.

A partir deste momento, o XControl tem um nome dentro da Tela, e é entendido como uma cópia da definição original. Assim, deve-se definir, se necessário, os valores ou as Associações que esta cópia específica tem no contexto de utilização.

Esta página foi útil?