Personalização de Bibliotecas

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Personalização de Bibliotecas

O Elipse Power disponibiliza objetos gráficos que representam os equipamentos de campo, porém uma personalização nos objetos existentes, ou até mesmo a criação de novos padrões, também é permitida.

Para isto, é importante conhecer as propriedades que devem fazer parte deste XControl, bem como o respectivo comportamento. Ao instanciar este objeto em Tela, estas propriedades são responsáveis pelo funcionamento básico, salientando que o Importador de Objetos para Telas já é capaz de criar o objeto e configurar estas propriedades.

Propriedades de um XControl

Propriedade

Tipo de Dados

Descrição

SourceObject

Tipo de objeto que está sendo criado. Por exemplo, para a criação de um novo XControl para representar um Disjuntor, o tipo do objeto deve ser PowerBreaker

Recebe uma Associação para o objeto de dados. Através desta propriedade o XControl tem acesso aos dados, permitindo executar animações nos terminais e estados, além de acessar informações de Medidas e Comandos

ShowTerminals

Booleano

O XControl deve ser programado para mostrar o número de terminais sempre que esta propriedade está configurada para Verdadeiro. O objeto PowerExplorer configura esta propriedade para Verdadeiro quando é aberto

Orientation

Inteiro

O XControl deve ser programado para ter os valores 0: Terminal 1 apontando para a direita, 1: Terminal 1 apontando para cima, 2: Terminal 1 apontando para a esquerda ou 3: Terminal 1 apontando para baixo

ColorMode

Inteiro

O XControl deve ser programado para ter os valores 0: A cor do objeto é definida pela propriedade VoltageColor ou 1: A cor do objeto é definida pela propriedade StrokeColor, que por sua vez herda o valor da propriedade StrokeColor da Subestação ou Alimentador ao qual pertence

ObjectColor

Cor

Recebe a cor que o objeto deve ter no Elipse Power Studio e também uma Associação que define a cor do objeto em tempo de execução. Esta cor em tempo de execução pode aparecer normal, caso o objeto esteja energizado, ou mais escura, caso o objeto não esteja energizado

 

Além desta configuração, é necessário criar os pontos de conexão (Terminais) com o equipamento. Isto é realizado com o auxílio da ferramenta Editar Pontos de Conexão. Os pontos de conexão devem ser nomeados como "TerminalN", onde N é um sufixo iniciando em 1 (um) e que deve ser incrementado até o total de terminais. Esta configuração é importante para o uso da ferramenta de importação de objetos para Telas do Elipse Power.

Os objetos com apenas um terminal, ou seja, Carga, Carga de Distribuição, Capacitor, Gerador, Reator e Transformador da Distribuição necessitam das propriedades SourceObject, Orientation e ColorMode, além do ponto de conexão Terminal1.

Já os objetos Disjuntor, Chave, Chave Fusível, Regulador de Tensão, Religador, Transformador de 2 Enrolamentos e Transformador de 3 Enrolamentos necessitam das propriedades SourceObject, Orientation, ShowTerminals e ColorMode, além dos pontos de conexão variando de 2 a 3, conforme o objeto.

O objeto Barra necessita apenas das propriedades SourceObject e ColorMode, não sendo necessário configurar pontos de conexão.

Na importação de objetos para Telas do Elipse Power, o XControl definido para os objetos Nó e Terminal da Barra é o mesmo. Este objeto necessita da propriedade ObjectColor e deve-se também criar um terminal de nome "Terminal1".

O objeto Nó Externo necessita das propriedades SourceObject e ObjectColor, além de criar um terminal de nome "Terminal1" neste objeto.

Quando a classe selecionada para determinado objeto durante as configurações da ferramenta de importação de objetos para Telas do Elipse Power não cumpre uma ou mais exigências críticas de propriedades ou terminais, o processo de importação é interrompido e a mensagem da figura a seguir é mostrada.

Mensagem de erro na seleção de classes inadequadas para importação

Mensagem de erro na seleção de classes inadequadas para importação

No caso de classes selecionadas que não cumprem uma ou mais exigências não críticas de propriedades ou terminais, o processo de importação não é interrompido, mas a mensagem de aviso da figura a seguir é mostrada.

Mensagem de aviso na seleção de classes inadequadas para importação

Mensagem de aviso na seleção de classes inadequadas para importação

 

NOTA

Selecionar uma classe personalizada que não cumpre uma ou mais exigências não críticas para um equipamento, quando este equipamento não é utilizado no modelo elétrico atual, não impede o processo de importação.

 

Em ambos os casos, a janela Preferências de Importação para Telas destaca estas classes, de forma a mostrar quais classes são inadequadas, conforme a figura a seguir.

Exemplos de classes personalizadas

Exemplos de classes personalizadas

No exemplo da figura anterior, a classe CustomDistributionLoad tem o mesmo nome da classe padrão para a Carga de Distribuição, mas não tem as propriedades exigidas, portanto o nome da classe aparece em vermelho. A classe CustomBreaker não tem uma ou mais propriedades exigidas para o Disjuntor, portanto o nome da classe aparece em vermelho e negrito. Já a classe CustomCap tem todas as propriedades exigidas para o Capacitor, portanto aparece em negrito para indicar que é uma classe personalizada.

Esta página foi útil?