Hot-Standby

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Hot-Standby

O Hot-Standby permite a implementação do conceito de fail-over em um sistema supervisório. Este conceito consiste na possibilidade de se ter dois servidores, principal e backup, atuando um como contingência do outro, ou seja, se o servidor principal falhar, um servidor de backup entra em ação imediatamente, sem perda da continuidade do processo. Este servidor em espera diz-se que está em modo Standby.

Assim, a ferramenta de Hot-Standby do Elipse Power tem como objetivo permitir que um servidor permaneça em estado de espera, ou Standby, aguardando uma possível falha de um outro servidor, ou servidor ativo. A troca de servidor ativo pode ser manual ou automática.

A troca manual é acionada através do menu do E3 Admin na Área de Notificações do Windows do computador em modo Standby, na opção Servidor - Ativar. A troca automática ocorre quando o servidor em modo Standby detecta que o servidor principal não está mais executando. Um servidor pode assumir um dos seguintes estados:

Servidor em Manutenção: Este estado é indicado na configuração do servidor do Domínio. Um servidor em manutenção não toma parte em nenhum evento do Domínio

Servidor Ativo: Apenas um servidor pode estar ativo em um Domínio em um determinado momento. O servidor ativo é aquele que está executando a aplicação (E3Run)

Servidor Standby: Apenas um servidor pode estar em modo Standby em um Domínio em um determinado momento. O servidor em modo Standby executa o E3Run em modo Standby, a aplicação permanece carregada, apenas esperando um comando para entrar em operação. O servidor em modo Standby monitora o servidor ativo e, se este não está respondendo, o servidor em modo Standby é ativado

Servidor Inativo: Um servidor permanece inativo quando está declarado no Domínio, mas não está selecionado como servidor principal nem como backup. Mesmo inativo, este servidor monitora mudanças no arquivo de Domínio, podendo passar para o estado Ativo ou Standby se o Domínio é reconfigurado

 

IMPORTANTE

Para executar uma aplicação redundante no Elipse Power, é necessário que todos os servidores executem a mesma versão do produto, e tenham uma cópia local atualizada dos arquivos do Domínio, ou seja, os arquivos .prj e .lib, entre outros. O arquivo .dom, por sua vez, é sincronizado automaticamente pelo E3 Server, isto é, mudanças realizadas no arquivo .dom em um servidor são automaticamente copiadas para o arquivo .dom dos outros servidores do Domínio. Para isto, o arquivo .dom deve obrigatoriamente existir no mesmo caminho em todos os servidores.

 

O Hot-Standby usa a conexão REC, portanto só funciona se o E3 Server foi iniciado nos computadores envolvidos.

Se o usuário de um Elipse Power Studio ou Hot-Standby é administrador do computador remoto onde o E3 Server está executando, este pode controlar o serviço remotamente usando a aplicação services.msc, através da opção Action - Connect to another computer.

Esta página foi útil?