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Configurações da Tabela |
Depois de definidas as opções descritas anteriormente, é necessário configurar as informações da tabela do Histórico e gerar a estrutura no Banco de Dados. Para isto, clique com o botão direito do mouse no Histórico, selecione a opção Propriedades e selecione a aba Histórico, conforme a figura a seguir.
Aba Histórico
Cada opção da aba Histórico possui uma propriedade correspondente. As opções disponíveis nesta aba estão descritas na tabela a seguir.
Opções disponíveis na aba Histórico
Opção |
Descrição |
---|---|
Servidor de Banco de Dados |
Define o servidor de Banco de Dados. Esta opção equivale à propriedade DbServer do Histórico |
Nome da tabela |
Determina o nome da tabela. Esta opção equivale à propriedade TableName do Histórico |
Intervalo entre registros (ms) |
Determina a variação do intervalo de tempo em milissegundos, ou seja, de quanto em quanto tempo os dados do Histórico são gravados na tabela. Esta opção equivale à propriedade ScanTime do Histórico |
Descartar dados da tabela principal |
Habilita ou desabilita o descarte dos dados da tabela principal. Um dado é antigo de acordo com o que é definido na opção Descartar dados mais antigos que. Esta opção equivale à propriedade EnableDiscard do Histórico |
Descartar dados mais antigos que |
Determina o intervalo de tempo, em minutos, horas, dias ou meses, durante o qual os dados são mantidos na tabela principal. Se um dado da tabela é mais antigo que o intervalo de tempo desta opção, este é descartado. Esta opção equivale à propriedade DiscardInterval do Histórico e a opção de seleção da unidade de tempo do intervalo equivale à propriedade DiscardTimeUnit do Histórico |
Realizar o descarte a cada |
Determina o intervalo, em minutos, horas, dias ou meses, de descarte de dados antigos da tabela. Esta opção equivale à propriedade VerificationUnit do Histórico |
Mover para a tabela de backup os dados descartados |
Habilita ou desabilita o armazenamento dos dados descartados na tabela secundária, ou tabela de backup. Esta opção equivale à propriedade EnableBackupTable do Histórico |
Descartar do backup dados mais antigos que |
Determina o intervalo máximo de tempo, em minutos, horas, dias ou meses, dos dados na tabela de backup até serem descartados, independente do tempo que os dados permanecem na tabela principal. Por exemplo, para manter os dados por 24 meses na tabela principal e mais seis meses na tabela de backup, o valor desta opção deve ser de 30 meses. Este intervalo deve ser sempre maior que o configurado no item Descartar dados mais antigos que da tabela principal. Esta opção equivale à propriedade BackupDiscardInterval do Histórico e a opção de seleção da unidade de tempo do intervalo equivale à propriedade BackupDiscardTimeUnit do Histórico |
Gerar Tabela |
Gera a estrutura da tabela no Banco de Dados. Esta opção também está disponível clicando com o botão direito do mouse no objeto Histórico no Organizer e selecionando a opção Gerar Estrutura no BD |
Ao clicar em Gerar Tabela, o Elipse Power Studio mostra a caixa de diálogo da figura a seguir.
Mensagem do Elipse Power Studio
Quando a opção Gerar Tabela é utilizada, a tabela especificada no Histórico é gerada, além de uma tabela _Fields. Esta tabela possui as informações de cada Campo cadastrado no Histórico.
Tabela de campos
Os Campos disponíveis na tabela _Fields do Histórico estão descritos na tabela a seguir.
Campos da tabela _Fields do Histórico
Campo |
Descrição |
---|---|
FieldDeadBand |
Banda morta |
FieldDeadBandUnit |
Unidade utilizada pela banda morta, em valores absolutos ou em porcentagem |
FieldDescription |
Descrição do Campo |
FieldEU |
Unidade de engenharia |
FieldHighEng |
Limite superior do Tag |
FieldID |
Índice do Campo cadastrado no Histórico |
FieldLowEng |
Limite inferior do Tag |
FieldMaxRecTime |
Depois que este tempo expira, este dado deve ser automaticamente gravado |
FieldMinRecTime |
Valor mínimo de tempo de variação para armazenamento de um dado |
FieldName |
Nome do Campo do Histórico |
FieldQuality |
Tipo da qualidade do Campo. As opções disponíveis são 0: Sem qualidade, 1: Método anterior à versão 1.21, em que 0 (zero) é um valor duvidoso e 1 (um) é um valor bom ou 2: Qualidade real do Tag |
FieldScanTimeMs |
Tempo de varredura que deve ser utilizado para reconstruir o gráfico do Tag, em milissegundos |
FieldSize |
Tamanho do Campo |
FieldSource |
Associação utilizada pelo Campo para obter os valores |
FieldType |
Tipo de dados do Campo |
FieldVARTYPE |
Tipo de dados nativo do Campo. As opções disponíveis são 0: Indefinido, 3: Integer, 5: Double, 8: Text ou 11: Bit |
A opção Vincular Histórico a uma Tabela Já Existente vincula o Histórico a tabelas existentes no Banco de Dados. Quando esta opção é habilitada, o Elipse Power Studio abre uma caixa de diálogo para determinar quais as tabelas são vinculadas ao Histórico corrente, conforme a figura a seguir.
Seleção de tabela para vincular ao Histórico
Quando uma tabela é selecionada e clica-se em OK, o Elipse Power Studio mostra a mensagem da figura a seguir.
Removendo o vínculo de uma tabela do Histórico
Clicando em Cancel, os Campos configurados na tabela permanecem com as configurações atuais. Já clicando em OK, todos os Campos, Índices e Chaves Primárias definidos no Histórico são substituídos pelos dados da tabela selecionada.
Quando este item é utilizado, outras duas opções são habilitadas, Manter Histórico sem Vínculo Direto com Tabela Já Existente e Buscar Campos da Tabela Original
.
Quando a opção Manter Histórico sem Vínculo Direto com Tabela Já Existente é habilitada, o Elipse Power Studio mostra a mensagem da figura a seguir.
Transformando um Histórico em um Histórico do usuário
Clicando em Cancel, a tabela permanece com as configurações atuais. Já clicando em OK, a tabela é reinicializada com os Campos iniciais, somente com o Campo padrão habilitado, ou seja, E3TimeStamp.
Histórico após habilitar a opção Manter Histórico sem Vínculo Direto com Tabela Já Existente
Já a opção Buscar Campos da Tabela Original recupera os dados do Histórico vinculado à tabela existente, que haviam sido apagados.
Histórico utilizando a opção Buscar Campos da Tabela Original