<< Clique para Mostrar o Sumário >>
xfDiscreteInfo |
Variáveis discretas. Pode ter como objetos filhos os objetos do tipo xoScadaSource e xoOperatorSource, além de objetos do tipo AlarmSource.
Propriedades do objeto xfDiscreteInfo
Propriedade |
Tipo de Dados |
Descrição |
---|---|---|
ActiveSource |
Enumeração |
Fonte ativa. Os valores possíveis para esta propriedade são 0: stActiveSource (padrão), 1: stScada, 2: stOperator ou 3: stCCLink (simulação) |
DiscreteType |
Texto |
Texto livre que indica o sub-tipo da Medida Discreta |
EnableHistorian |
Booleano |
Indica para o Elipse Plant Manager se este objeto deve ser historiado ou não |
Hidden |
Booleano |
Mostra ou não este objeto na Tela Faceplate ou em outras Telas específicas do usuário |
Booleano |
Indica se este objeto representa ou não mais do que os valores 0 (zero), 1 (um), 2 (dois) ou 3 (três). Em caso verdadeiro, é obrigatório o uso de um objeto do tipo xoScadaSource para indicar cada um dos Estados |
|
Quality |
Número |
Qualidade atual, no padrão OPC |
RawMask |
Variant |
Quando a propriedade MultiState está configurada em Verdadeiro, deve-se associar nesta propriedade o valor bruto que é verificado pelos objetos do tipo xoScadaSource para obter a condição ativa |
StateColor |
Cor |
Cor que indica o estado atual |
StateText0 |
Texto |
Texto quando o valor atual é igual a 0 (zero) ou Falso |
StateText1 |
Texto |
Texto quando o valor atual é igual a 1 (um) ou Verdadeiro |
StateText2 |
Texto |
Texto quando o valor atual é igual a 2 (dois) |
StateText3 |
Texto |
Texto quando o valor atual é igual a 3 (três) |
TimeStamp |
Data e hora |
Última estampa de tempo |
UserInfo1 e UserInfo2 |
Variant |
Campos de uso livre |
Value |
Variant |
Valor atual, em unidades de engenharia |
ValueCaption |
Texto |
Texto correspondente ao valor atual |
Se o valor de entrada já é um Booleano ou um valor igual a 0 (zero) ou 1 (um), é possível associar diretamente este valor. Se a propriedade ValueCaption deve ter textos diferentes representando os estados, deve-se preencher as propriedades StateText0 e StateText1. O mesmo procedimento deve ser adotado para estados duplos, ou seja, dois bits. Neste caso, deve-se preencher as propriedades StateText0, StateText1, StateText2 e StateText3.
Caso um valor tenha que ser processado para extrair um significado, deve-se utilizar um objeto do tipo xoScadaSource como objeto filho. A propriedade BitOperation deste tipo de objeto pode ter os valores 0: Sem operação, 1: Extração de bit individual ou 2: Máscara.
Para representar múltiplos estados discretos, também é obrigatório o uso de objetos do tipo xoScadaSource para cada um dos estados, configurando a propriedade MultiState em Verdadeiro tanto neste objeto quanto nos objetos filhos do tipo xoScadaSource. Neste caso, o primeiro objeto do tipo xoScadaSource que é avaliado como Verdadeiro é o estado corrente, copiando tanto o valor quanto a cor.