xfDiscreteInfo

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

xfDiscreteInfo

Variáveis discretas. Pode ter como objetos filhos os objetos do tipo xoScadaSource e xoOperatorSource, além de objetos do tipo AlarmSource.

Propriedades do objeto xfDiscreteInfo

Propriedade

Tipo de Dados

Descrição

ActiveSource

Enumeração

Fonte ativa. Os valores possíveis para esta propriedade são 0: stActiveSource (padrão), 1: stScada, 2: stOperator ou 3: stCCLink (simulação)

DiscreteType

Texto

Texto livre que indica o sub-tipo da Medida Discreta

EnableHistorian

Booleano

Indica para o Elipse Plant Manager se este objeto deve ser historiado ou não

Hidden

Booleano

Mostra ou não este objeto na Tela Faceplate ou em outras Telas específicas do usuário

MultiState

Booleano

Indica se este objeto representa ou não mais do que os valores 0 (zero), 1 (um), 2 (dois) ou 3 (três). Em caso verdadeiro, é obrigatório o uso de um objeto do tipo xoScadaSource para indicar cada um dos Estados

Quality

Número

Qualidade atual, no padrão OPC

RawMask

Variant

Quando a propriedade MultiState está configurada em Verdadeiro, deve-se associar nesta propriedade o valor bruto que é verificado pelos objetos do tipo xoScadaSource para obter a condição ativa

StateColor

Cor

Cor que indica o estado atual

StateText0

Texto

Texto quando o valor atual é igual a 0 (zero) ou Falso

StateText1

Texto

Texto quando o valor atual é igual a 1 (um) ou Verdadeiro

StateText2

Texto

Texto quando o valor atual é igual a 2 (dois)

StateText3

Texto

Texto quando o valor atual é igual a 3 (três)

TimeStamp

Data e hora

Última estampa de tempo

UserInfo1 e UserInfo2

Variant

Campos de uso livre

Value

Variant

Valor atual, em unidades de engenharia

ValueCaption

Texto

Texto correspondente ao valor atual

 

Funcionamento

Se o valor de entrada já é um Booleano ou um valor igual a 0 (zero) ou 1 (um), é possível associar diretamente este valor. Se a propriedade ValueCaption deve ter textos diferentes representando os estados, deve-se preencher as propriedades StateText0 e StateText1. O mesmo procedimento deve ser adotado para estados duplos, ou seja, dois bits. Neste caso, deve-se preencher as propriedades StateText0, StateText1, StateText2 e StateText3.

Caso um valor tenha que ser processado para extrair um significado, deve-se utilizar um objeto do tipo xoScadaSource como objeto filho. A propriedade BitOperation deste tipo de objeto pode ter os valores 0: Sem operação, 1: Extração de bit individual ou 2: Máscara.

Para representar múltiplos estados discretos, também é obrigatório o uso de objetos do tipo xoScadaSource para cada um dos estados, configurando a propriedade MultiState em Verdadeiro tanto neste objeto quanto nos objetos filhos do tipo xoScadaSource. Neste caso, o primeiro objeto do tipo xoScadaSource que é avaliado como Verdadeiro é o estado corrente, copiando tanto o valor quanto a cor.

Esta página foi útil?