Exemplo de Configuração

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Exemplo de Configuração

A função de navegação disponibilizada pela Biblioteca HighPerformance Template pode ser configurada com base tanto nos cenários onde uma aplicação é executada em diferentes estações quanto em tarefas pré-definidas na mesma estação. Este exemplo ilustra uma configuração baseada em diferentes cenários, por ser mais abrangente.

Considere uma aplicação executada em 3 (três) ambientes distintos, Sala de Operação, Centro de Controle e Estação de Manutenção (notebook). Cada cenário destes é representado, na estrutura de navegação, por um Perfil, ou Profile, exclusivo que possui o próprio arranjo de Monitores:

Perfil da Sala de Operação: Matriz 1x2 de Monitores

Perfil do Centro de Controle: Matriz 2x3 de Monitores

Perfil da Estação de Manutenção: Matriz 1x1 de Monitores

 

Cada Monitor em um Perfil de Navegação exibe os próprios Templates de Quadros, ou arranjos de Quadros. Neste exemplo são considerados 3 (três) modelos:

Template "Home" para a Tela inicial da aplicação, contendo um cabeçalho e uma Tela principal

Template "Operation" para Telas operativas, contendo cabeçalho, rodapé, menu de navegação lateral e Tela principal

Template "Reports" para exibição de relatórios, contendo cabeçalho, menu de navegação lateral e Tela principal

 

Quadro resumo do exemplo

Cenário

Sala de Operação

Centro de Controle

Estação de Manutenção

Nome do Perfil

OperationRoom

ControlCenter

Maintenance

Matriz de monitores

Matriz 1x2
Matriz 2x3
Matriz 1x1

Templates

Home

Home

Operation

Operation

Reports

Reports

Home

Home

Reports

Reports

Operation

Operation

Reports

Reports

 

Estrutura de Navegação

Os Perfis de Navegação, junto com a correspondente estrutura, devem ser criados na pasta hpObjects - Navigation - Profiles usando a classe hpNavProfile, conforme a figura a seguir.

Objetos hpNavProfile

Objetos hpNavProfile

Na classe hpNavProfile, configure as seguintes propriedades:

AuthorizedComputers: Lista de computadores autorizados a acessar o Perfil

MonitorsMatrix: Matriz de Monitores do Perfil

ViewerHeight e ViewerWidth: Altura e largura que o Viewer assume no Perfil

 

O primeiro nível hierárquico a ser criado abaixo de um Perfil é composto por cada um dos Monitores, usando a classe hpNavMonitor, conforme a figura a seguir.

Objetos hpNavMonitor

Objetos hpNavMonitor

Neste exemplo, a matriz de Monitores do Perfil ControlCenter é 2x3 e, portanto, requer 6 (seis) Monitores. Para o Perfil OperationRoom são necessários 2 (dois) Monitores, ou seja, uma matriz 1x2, enquanto o Perfil Maintenance requer somente 1 (um) Monitor, ou seja, uma matriz 1x1.

A numeração dos monitores cresce da esquerda para a direita e de cima para baixo na matriz de monitores, conforme a figura a seguir.

Ordem da numeração de monitores

Ordem da numeração de monitores

Na classe hpNavMonitor deve ser configurada a propriedade StartupTemplateName, que é o nome do Template exibido ao iniciar a exibição, e que pode ser também uma String vazia para considerar o primeiro filho deste objeto como Template de inicialização.

O nível seguinte aos Monitores é composto por cada um dos arranjos de Quadros que são usados no respectivo Monitor, usando a classe hpNavTemplate, conforme a figura a seguir.

Objetos hpNavTemplate

Objetos hpNavTemplate

Na classe hpNavTemplate deve ser configurada a propriedade PanelsConfig, de forma automática, através da execução do Assistente de Configuração de Navegação.

O último nível é composto pela classe hpNavFrameSet, que representa um Quadro dentro de cada Template, conforme a figura a seguir.

Objetos hpNavFrameSet

Objetos hpNavFrameSet

Na classe hpNavFrameSet devem ser configuradas as propriedades SplitLink, um link para abertura de Tela e SplitValue, o valor do Divisor. Com isto, a hierarquia completa de classes da estrutura de navegação é a seguinte:

Classe hpNavProfile, Perfil de Navegação

Classe hpNavMonitor, Monitor

Classe hpNavTemplate, Modelo de Quadros

Classe hpNavFrameSet, Quadro

 

Quadros em hpFrames

A estrutura de navegação deve ser suportada pelos Quadros na pasta hpFrames. Os Templates deste exemplo, Home e Reports, são usados em uma matriz 2x3, exigindo assim 6 (seis) Quadros. Já o Template Operation é usado em uma matriz 1x2, portanto deve ter 2 (dois) Quadros. Com isto, a estrutura de Quadros na pasta hpFrames é mostrada na figura a seguir.

Pasta hpFrames

Pasta hpFrames

Os nomes dos Quadros na pasta hpFrames devem sempre terminar com um sufixo numérico de 2 (dois) dígitos, um indicador do respectivo Monitor. Estes objetos devem ser copiados do arquivo hpFrames_Repository.prj, que está disponível na distribuição da Biblioteca HighPerformance Template.

Arquivo hpFrames_Repository.prj

Arquivo hpFrames_Repository.prj

Neste arquivo, copie o Quadro hpNavTemplate01 do repositório para a pasta hpFrames na aplicação, renomeie e copie o número necessário de Quadros para cobrir o número de Monitores onde o Template é usado.

Esta página foi útil?