Declarações If, Elif e Else

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Declarações If, Elif e Else

A declaração if é utilizada para definir se um comando ou sequência de instruções deve ou não ser executado, dada uma condição.

Como todas as estruturas de controle de fluxo em Python, logo após a declaração if e a condição a ser avaliada, deve ser utilizado os dois pontos, enquanto a sequência de instruções deve seguir a indentação utilizada em todo o código. Exemplos:

In [1]: A, B = (81, 91)
In [2]: if A > B:
  ....:  print('A > B')
  ....: elif A < B:
  ....:  print('A < B')
  ....: else:
  ....:  print('A == B')
  ....:
A < B

 

A primeira linha atribui os valores da tupla (81, 91) às variáveis A e B. A segunda linha realiza a comparação destas duas variáveis e solicita que o texto "A > B" seja impresso na saída caso o resultado desta avaliação seja verdadeiro.

A linha seguinte adiciona uma nova condição a ser avaliada através da declaração elif, imprimindo o resultado "A < B" na tela caso a avaliação retorne um valor verdadeiro. Por fim, as duas linhas seguintes mostram a declaração else e a instrução para apresentar na tela o resultado "A == B" caso nenhuma das avaliações anteriores tenha retornado um valor verdadeiro.

Observe que na linguagem Python não é necessário a utilização de marcadores de final de bloco de código, os quais são identificados segundo o seu nível na indentação do código, deixando-o mais claro e legível.

A declaração elif é utilizada para adicionar uma ou mais condições após uma primeira condição if ser declarada. Observe que a sua indentação deve corresponder à do if ao qual se refere, bem como não esqueça os dois pontos após a condição a ser avaliada.

As declarações elif e else não são obrigatórias. A primeira pode ser declarada mais de uma vez em um bloco condicional, enquanto a segunda pode ser declarada apenas uma vez. A sequência de instruções de um bloco else é executada toda vez que as condições anteriores não tenham sido satisfeitas.

É comum nos ambientes com interpretadores interativos que executam a sequência de instruções assim que a tecla ENTER é pressionada, quando identificam uma instrução ainda não concluída, como no caso de uma declaração de controle de fluxo, criam uma nova linha já com a indentação correta para que possam ser adicionadas as instruções restantes. Muitos destes ambientes denotam estas linhas adicionais utilizando quatro pontos finais seguidos do caractere de dois pontos.

Os operadores de comparação são < (menor que), > (maior que), <= (menor ou igual a), >= (maior ou igual a), != (diferente de), <> (diferente de), == (igual a), not (não), and (e) e or (ou).

Os operadores de pertencimento são in (pertence a) e not in (não pertence a).

Os operadores de identidade são is (é) e is not (não é).

Esta página foi útil?