Criando Expression Variables no EPM

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Criando Expression Variables no EPM

As Expression Variables - Memory correspondem a um tipo especial de Data Objects (objetos de dados) do EPM Server, onde os valores são provenientes da avaliação de expressões gerenciadas pelo módulo de cálculo integrado ao EPM Server. Este módulo de avaliação de expressões executa como um serviço do Windows chamado EPM Scripts Runner Host, operando em sincronia com o EPM Server. A instalação e o registro deste serviço são efetuados durante a instalação do EPM Server.

A designação Memory deste tipo de Expression Variable indica que ela opera apenas sobre dados em tempo real, em memória RAM. Apesar disto, oferece alguns subsídios para lidar com valores passados, muito úteis para implementações de filtros e cálculos de inferências.

Em aplicações reais, diversos indicadores são calculados a partir de expressões não muito complexas, ou com o uso de funções já prontas. Em algumas situações, indicadores são formados apenas por algumas multiplicações e divisões. Desta forma, as Expressions se tornam ideais para todos estes casos.

Neste treinamento, vamos calcular alguns indicadores com dados coletados da aplicação E3 e que estão disponíveis nas Basic Variables. As Expression Variables podem receber de entrada tanto Basic Variables como outras Expression Variables. Estes indicadores calculados no EPM podem ainda ser armazenados e utilizados em outras aplicações, inclusive alimentando de volta o próprio E3.

Na aplicação sucroalcooleira, vamos fornecer aos supervisores e gerentes do processo uma informação de maior valor agregado sobre determinadas áreas da planta.

Esta página foi útil?