Conceitos Básicos

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Conceitos Básicos

Tipicamente a linguagem Python é uma linguagem de script e portanto interpretada, porém é possível também gerar aplicações compiladas. Por se tratar de uma linguagem interpretada, pode ser utilizada em ambientes com suporte a interpretadores interativos, como no caso do IDLE, que vem por padrão nas instalações do Python, ou do console Python integrado ao ambiente Dataset Analysis do EPM Studio, ou mesmo o Jupyter, que vem com o IPython e possibilita executar blocos de código sob demanda em um ambiente web, sendo esta uma excelente ferramenta recomendada para análises utilizando o EPM SDK em Linguagem Python.

Outra característica importante a ser ressaltada é que, ao contrário de linguagens como C/C++, C#, Java e outras, a linguagem Python não possui demarcadores de blocos de código, utilizando a própria indentação para isto, tipicamente quatro espaços em branco. Por isto recomenda-se a utilização de editores de texto com suporte à linguagem Python, que identificam problemas com a indentação antes mesmo de se tentar executar um script.

Por fim, para os iniciantes na linguagem Python, é preciso compreender o que são os módulos do Python e como utilizá-los, uma vez que eles são a base onde se sustentam todas as facilidades disponíveis nesta linguagem e que, em muitos casos, são mantidos pela própria comunidade Python, como no caso do EPM SDK em Linguagem Python que é mantido pela Elipse Software. Por hora, basta entender os módulos como bibliotecas que contém um conjunto de funcionalidades ou ferramentas que podem ser utilizadas por analistas e desenvolvedores em Python.

 

NOTA

A linguagem Python é sensível a maiúsculas e minúsculas (case-sensitive), portanto é importante estar atento a este fato na criação de variáveis, chamadas de funções, criação de objetos, importação de módulos e na utilização das declarações de estruturas de controle de fluxo.

Esta página foi útil?