<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Algoritmo Box Car Back Slope |
A ideia básica do algoritmo Box Car Back Slope (BCBS) é a de selecionar os dados que trazem consigo informações para reconstituir o sinal original de forma apropriada, descartando o resto. Com isto, diminui-se o volume de dados a serem realmente armazenados e a consequente otimização dos recursos (espaço em disco e tráfego de rede).
O funcionamento deste algoritmo consiste na criação de duas janelas, uma em torno do último valor armazenado, a porção Box Car do algoritmo, e outra determinada a partir de uma reta que une este valor com o seguinte, a porção Back Slope.
Algoritmo Box Car Back Slope
Toda vez que chega um valor que excede o limite de alguma destas janelas, o próximo valor a chegar é avaliado apenas na outra janela. Quando ambas as janelas tiverem seus limites excedidos, simultaneamente ou não, o valor anterior ao último que excedeu o limite é armazenado, recomeçando um novo ciclo de avaliações para este ponto recém armazenado. A figura a seguir apresenta esquematicamente este comportamento.
Exemplo de valores para o algoritmo BCBS
Em (a), t0 corresponde ao tempo que o valor v0 foi armazenado. Em t1 chegou um valor que violou a janela Box Car. Esta informação é guardada para quando a janela Back Slope é violada em t3 e o valor anterior, em t2, é armazenado, iniciando nele um novo conjunto de janelas Box Car Back Slope (b). Os demais valores entre t0 e t2 são descartados.