Configuração

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Configuração

Para acessar as propriedades dos Archives, selecione a opção Properties do menu contextual do nó Archives Archives do Explorer no EPM Studio.

Janela de propriedades de um Archive

Janela de propriedades de um Archive

Durante a configuração de um novo banco de dados do EPM, o usuário já define estas opções, que são as propriedades iniciais dos Archives. No entanto, o usuário pode alterá-las a qualquer momento, de forma a atender as necessidades de cada sistema. Caso sejam alteradas posteriormente, estas propriedades são aplicadas no próximo Archive a ser criado. Os parâmetros disponíveis estão descritos na tabela a seguir.

Opções disponíveis para os parâmetros dos Archives

Opção

Descrição

Base name

Nome utilizado como base para os arquivos de dados. Este nome é concatenado com a data de criação do Archive, junto com um número inteiro incrementado automaticamente quando necessário

Path

Local onde os arquivos são criados. Por padrão é utilizado o diretório definido pelo SQL Server. Em aplicações de grande porte, para aumentar ainda mais o desempenho, é indicado que seja configurado em um disco físico separado dos arquivos de log (arquivos com a extensão .ldf) e do banco de dados do EPM (arquivos com a extensão .mdf)

Growth

A taxa de crescimento do arquivo. Sempre que é necessário alocar espaço para novos dados, este valor serve de base, utilizando o tamanho atual do arquivo como referência. Na prática, o Archive é criado com o valor da opção Initial Size. Conforme a gravação dos dados ocorre e se aproxima deste valor, o Archive realoca espaço em disco baseado no tamanho atual do arquivo e na taxa de crescimento definida neste campo. Isto é realizado repetidamente até alcançar o tamanho máximo, estabelecido na opção Maximum Size

Initial size

Espaço alocado no momento da criação do arquivo de dados

Maximum size

Tamanho máximo que o arquivo de dados pode atingir. Sempre que o tamanho do arquivo atual atingir este limite, um novo arquivo de dados é criado. Arquivos de dados ainda com espaço disponível podem receber eventuais dados que tenham chegado depois, com estampa de tempo correspondente ao intervalo de tempo configurado para o arquivo

Change archive every

Se esta opção está habilitada, um arquivo de dados novo é criado quando o período definido é atingido. Isto ocorre mesmo que o arquivo ainda não tenha atingido seu tamanho máximo. Caso atinja o tamanho máximo antes de fechar o período, um novo arquivo de dados é criado para o mesmo período definido. As opções de periodicidade disponíveis são Day (Dia), Month (Mês) e Year (Ano). Cada arquivo recebe dados dentro de um intervalo de tempo, sem sobreposição de intervalos de tempo entre os arquivos de dados

Automatically remove archives with data older than

Se esta opção está habilitada, o EPM gerencia a remoção dos Archives que tenham todos os seus dados mais antigos que a data configurada nesta opção. Caso um Archive atinja esta condição, este é removido do Sistema EPM e apagado do disco

 

Os parâmetros de configuração dos Archives podem ser difíceis de definir em um primeiro momento. Nestes casos, recomenda-se que o usuário observe o funcionamento e ajuste conforme necessário.

Por exemplo, se são criados vários Archives por mês automaticamente, talvez seja interessante aumentar o valor da opção Maximum Size. Da mesma forma se o usuário notar diversos Archives no estado Active com muito espaço de sobra, então pode ser melhor diminuir o valor da opção Maximum Size. Em outros casos, onde se deseja realizar uma operação de Detach de arquivos, detalhada mais adiante, para guardar os dados em outra mídia e liberar espaço, torna-se interessante ajustar o tamanho máximo de acordo com esta mídia específica.

Configurar os Archives de maneira apropriada para evitar tamanhos muito grandes facilita o processo de uma eventual manutenção no sistema. Arquivos grandes podem dificultar a manipulação pelo usuário, bem como Archives muito pequenos podem comprometer a performance do próprio sistema.

 

NOTAS

Para utilizar a opção Browse da opção Path é preciso configurar na primeira etapa do EPM Add-in for Microsoft Excel o usuário SA do SQL Server ou então um usuário com permissões SysAdmin. Esta restrição é definida pelo próprio SQL Server por questões de segurança, em função da necessidade de se acessar o sistema de arquivos da máquina.

Em aplicações grandes do EPM, em que o usuário já sabe que há uma gravação intensa de dados, recomenda-se que o valor da opção Initial Size seja o mesmo da opção Maximum Size ou então que não seja tão pequeno, de forma a evitar que o sistema realoque espaço frequentemente.

Esta página foi útil?