<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Dataset Analysis |
Um Dataset é um objeto do EPM Server que contém diversas informações relacionadas a um conjunto de dados, que pode corresponder, por exemplo, a testes no processo, a bateladas de referência ou a períodos de operação de interesse para análises, entre outros.
Além disto, o EPM Studio dispõe de uma ferramenta integrada de análise para ser utilizada com os Datasets. Logo abaixo da área do gráfico existe a possibilidade de expandir a área Scripting, que apresenta um console para execução de comandos em linguagem Python. Esta ferramenta integrada permite a realização de inúmeras análises sobre os dados do Dataset ou outras variáveis criadas no próprio console, assim como mostrar na mesma área do gráfico os resultados destas análises, ou utilizar as bibliotecas gráficas disponíveis na própria linguagem.
Na primeira vez que a área Scripting é aberta em um Dataset Analysis, são carregadas para o console as instruções contidas no arquivo ConsoleInitialization.py. Caso não exista, este arquivo é automaticamente criado na pasta My Documents\Elipse Software\EPM Studio\Libraries do usuário do Windows.
Este arquivo pode ser alterado pelo usuário para executar outros procedimentos na inicialização do console, como por exemplo o carregamento de outras bibliotecas ou para a definição de funções proprietárias. Por padrão, a biblioteca numpy já é importada e cria uma função de exemplo, sampleAddition.
Neste Treinamento, iremos ver algumas funções básicas que geralmente são úteis no dia a dia. Vamos usá-las para um exemplo de filtro e análise CEP. O principal objetivo é mostrar que em um único ambiente temos tanto acesso aos dados quanto a uma linguagem poderosa e produtiva, e formas alternativas de uso, como o script livre através do console integrado e através de plug-ins criados pelo próprio usuário com acesso pela Faixa de Opções.
Os exercícios têm foco na integração das funções com o EPM, ou seja, de que forma as funções e plug-ins interagem com o Dataset Analysis.