<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Pesquisando em Data Objects |
Seguindo o esquema apresentado anteriormente, a próxima etapa consiste na pesquisa nos Data Objects (Basic Variables ou Expression Variables) que vão ser utilizados. Esta etapa é necessária para se evitar a tentativa de realização de uma consulta ou escrita em uma ou mais variáveis que não existem, além de otimizar os recursos da máquina quando é necessário efetuar mais de uma destas operações para a mesma variável.
Este efeito é conseguido através da criação de um objeto no ambiente Python que corresponde exatamente à variável que se deseja trabalhar, guardando inclusive a informação do EPM Server ao qual pertence.
NOTA |
No padrão OPC UA esta etapa corresponde à localização do nodo identificador único da variável, que é enormemente facilitada através do mecanismo fornecido pelo EPM SDK em Linguagem Python. |
O exemplo a seguir mostra como criar uma variável no escopo da aplicação em Python a partir de uma Basic Variable hipotética (bv01) pertencente ao EPM Server EPMSvr01, cuja conexão foi estabelecida no exemplo anterior e armazenada na variável srvConnection.
# nome da Basic Variable do EPM Server
# que se pretende utilizar
BVName = 'BV01'
try:
bv01 = epmda.epmGetDataObject(srvConnection, BVName)
print('Succeeded!')
except epmsdk.EpmException as ex:
print('Search failed: {}'.format(epmsdk.EpmExceptionCode[ex.Code]))
print('Details: {!r}'.format(ex))
raw_input('Program must stop now!')
exit(1)
Caso não ocorra uma exceção (a variável não existe no servidor, servidor indisponível, usuário ou senha inválidos, etc.), a variável bv01 passa a conter todas as informações correspondentes à sua contraparte no EPM Server, sendo possível agora executar operações de leitura ou escrita sobre a variável, operações estas abordadas nos tópicos subsequentes.