Consulta Raw

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Consulta Raw

A consulta aos dados brutos (Raw) retorna os dados exatamente como foram armazenados para a variável informada no período solicitado. É importante ressaltar que cada registro histórico da variável de processo tem sempre três informações associadas, seu valor (Value), sua estampa de tempo (Timestamp) e sua qualidade (Quality).

O EPM SDK em Linguagem Python trabalha com todas as estampas de tempo em UTC (Universal Time Coordinated), ou seja, exatamente como estão armazenadas no EPM Server. Caso seja necessário converter para a hora local, é preciso aplicar a conversão apropriada antes de utilizar os dados.

A qualidade associada a cada valor segue o padrão OPC UA e é definida na classe ValueQuality do módulo EPM SDK em Linguagem Python.

Os valores históricos das variáveis podem assumir qualquer um dos tipos de dados suportados pelo EPM Server, sendo convertidos para o tipo de dados equivalente no ambiente Python.

O resultado da consulta histórica é fornecido no formato Structured Array do módulo NumPy, onde a primeira coluna contém os valores (com o cabeçalho Value), a segunda coluna contém as estampas de tempo (com o cabeçalho Timestamp) e a terceira coluna contém as qualidades (com o cabeçalho Quality). Cada linha corresponde a um registro (uma terna de valor, estampa de tempo e qualidade).

O exemplo a seguir apresenta uma consulta do tipo Raw à variável hipotética bv01 (definida anteriormente).

h01 = epmhda.epmTagHistoryRead(bv01, queryPeriod)

 

No exemplo anterior, a função epmhda.epmTagHistoryRead recebe como primeiro argumento a variável bv01 (objeto do tipo Data Object) correspondente à variável bv01 do EPM Server EPMSvr01 e o período a ser consultado, queryPeriod (objeto do tipo epmhda.TimePeriod), como segundo argumento. Uma forma alternativa à utilização do objeto do tipo epmhda.TimePeriod é informar diretamente na chamada da função os valores inicial e final do período da consulta (segundo e terceiro argumentos respectivamente).

Os valores retornados por esta consulta são automaticamente convertidos para os tipos de dados equivalentes suportados em Python. Assim, por exemplo, se a variável do EPM é do tipo de dados String, em Python os valores são do tipo de dados str.

Esta página foi útil?