Introdução

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Introdução

O EPM SDK em Linguagem Python é um módulo do Python desenvolvido para facilitar a utilização desta versátil linguagem de programação juntamente com o EPM. Através desta linguagem é possível realizar consultas aos dados de um EPM Server agilizando o processo de análises, bem como a geração de cálculos mais complexos, visualização de gráficos variados e relatórios personalizados nos mais diversos formatos (web, PDF, Excel, Word, etc.).

Com este módulo também é possível escrever resultados de processamentos em outras variáveis do próprio EPM Server, viabilizando a utilização das demais ferramentas do Sistema EPM através de toda a corporação. Um caso típico desta operação consiste na unificação do tratamento prévio de séries temporais (tratamento de dados atípicos, remoção de ruídos de medidas, normalizações, etc.), deixando-as prontas para o consumo direto pelos analistas, a fim de que todos partam de um mesmo conjunto inicial de dados na direção da extração da informação contida neles.

Atualmente o EPM SDK em Linguagem Python está disponível apenas para a plataforma Windows e é compatível com todas as versões do Python 2.7.

 

NOTA

O EPM SDK em Linguagem Python não é compatível o Python 3. Vale ressaltar que atualmente a Python Software Foundation, responsável pela manutenção e evolução da linguagem, mantém as duas versões, Python 2.7 e Python 3. Basicamente isto se deve ao fato de que a comunidade Python, principalmente a relacionada à computação científica, continua utilizando a versão 2.7.

 

Para utilizar o EPM SDK em Linguagem Python é necessário instalá-lo e ter disponíveis licenças de conexão do tipo EPM Client. Cada conexão entre uma aplicação desenvolvida em Python que utiliza o EPM SDK em Linguagem Python consome uma licença do tipo EPM Client enquanto estiverem abertas as sessões de comunicação entre a aplicação e um EPM Server.

Esta página foi útil?