EPM Interface Server

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

EPM Interface Server

O EPM Interface Server é um programa que executa como serviço e é responsável pelo gerenciamento de todas as Interfaces de Comunicação com as fontes de dados, bem como pelo envio e recebimento dos dados para o EPM Server. Só é possível executar uma única instância do EPM Interface Server em uma dada máquina, porém não há restrições quanto ao número e tipos de Interfaces gerenciadas por este módulo.

 

NOTA

Pode haver restrições em termos de licenciamento, porém as restrições técnicas são dependentes apenas da capacidade da máquina na qual o EPM Interface Server está instalado.

 

As Interfaces gerenciadas pelo Interface Server são responsáveis pela aquisição dos dados em uma fonte específica (servidores OPC, bancos de dados, Brokers MQTT, SDCDs, PLCs, etc.). Quando estes dados chegam ao EPM Interface Server são processados, e opcionalmente compactados, de acordo com a configuração de cada Basic Variable. Em seguida são enviados simultaneamente ao EPM Server e para um buffer temporário em disco. Após o EPM Server receber os dados e armazená-los definitivamente, um aviso é enviado ao EPM Interface Server de que os dados foram recebidos e armazenados (acknowledged), para que possam ser descartados do buffer.

Este mecanismo de manutenção de um histórico temporário no ponto de coleta de dados, até que a armazenagem definitiva seja confirmada pelo servidor central, chama-se Store and Forward Technology, e garante que, mesmo havendo perda de conexão entre o Interface Server e o EPM Server, os dados deste período não sejam perdidos, uma vez que são prontamente armazenados no restabelecimento da conexão.

 

NOTA

Este buffer local de armazenamento possui um limite de até 4 GB.

 

A figura do tópico Interface de Comunicação, mais adiante, ilustra este fluxo de dados coletado pelas Interfaces de Comunicação que segue para armazenamento no EPM Server.

Esta página foi útil?