Aba General

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Aba General

A aba General permite configurar as propriedades de um Tag.

Aba General

Aba General

Esta aba apresenta as opções descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na aba General

Opção

Descrição

Name

Nome pelo qual é identificado um Tag. Por padrão é o mesmo que o identificador na fonte de dados. Este nome deve ser único entre os Data Objects, ou seja, tanto entre as Basic Variables quanto entre as Expression Variables

Domain

Indica se a fonte de origem dos dados é do tipo Contínua, muitas vezes designadas por analógica, como a maioria dos instrumentos de medida, ou Discreta, muitas vezes designadas por digital, como variáveis do tipo Setpoint, ou seja, que podem assumir apenas um dentre diversos estados discretos. Esta opção é de extrema importância para o correto funcionamento posterior

Cast Type

Define qual o tipo de dados, como por exemplo Double, Integer ou String, usado no armazenamento. Esta opção é de extrema importância para o correto funcionamento posterior. Não é recomendável mudar o valor desta propriedade ao longo da vida de uma Basic Variable

Description

Adiciona uma breve descrição sobre um Tag

Enable Realtime

Habilita a via de tempo real, ou seja, o recebimento de dados em tempo real. Quando os Tags estão conectados em uma Interface de Comunicação em operação, o texto passa a ter a cor azul e os campos são atualizados automaticamente, de acordo com as configurações de cada Tag e da fonte de dados. Se a opção Enable Realtime está desabilitada, os Tags com esta configuração aparecem com o texto na cor cinza e os campos não são mais atualizados em tempo real

Engineering Unit

Define a unidade de engenharia do valor de um Tag

Low Limit

Valor mínimo de engenharia de um Tag

High Limit

Valor máximo de engenharia de um Tag

Clamping

As opções disponíveis são None: Não utiliza clamping, Discard: Descarta os dados que excederem os valores limite das propriedades Low Limit e High Limit ou Clamp to limit: Utiliza o valor do limite caso o valor do Tag o ultrapasse

 

NOTAS

O nome de um Tag deve ser único entre os Data Objects, ou seja, tanto entre as Basic Variables quanto entre as Expression Variables.

A configuração correta das propriedades Domain e Cast Type é fundamental na aba General. Não é recomendável mudar o valor da propriedade Cast Type ao longo da vida de uma Basic Variable.

 

1.Configure as propriedades do Tag RS_OutsideTemperature, conforme a figura a seguir.

Basic Variables de temperatura

Basic Variables de temperatura

2.Para configurar todos os Tags de temperatura ao mesmo tempo, pode-se trabalhar com filtros. Digite na primeira linha da coluna Name a expressão "temp AND NOT *setpoint". Somente os Tags que contenham a expressão "temp" e não terminem com a expressão "setpoint" no nome são exibidos.

Filtro de Basic Variables de temperatura

Filtro de Basic Variables de temperatura

3.Selecione todos os Tags (CTRL + A) e configure a aba General da mesma forma que para o Tag RS_OutsideTemperature.

4.Configure todos os Tags referentes ao setpoint de temperatura das salas conforme a figura a seguir. Também pode-se utilizar filtros para esta operação, ou seja, filtre por "setpoint".

Configuração de setpoints de temperatura

Configuração de setpoints de temperatura

5.Configure o Tag RS_Economia conforme a figura a seguir. Para a unidade de engenharia, clique em Insert e digite no campo Name a expressão "%", caso esta unidade não exista.

Configuração do Tag RS_Economia

Configuração do Tag RS_Economia

6.Configure todos os Tags SwitchedOn conforme a figura a seguir. Aqui também pode-se usar filtros para facilitar a configuração.

Configuração dos Tags SwitchedOn

Configuração dos Tags SwitchedOn

7.Para os Tags de São Paulo e Paraná, SP_Temperatura e PR_Temperatura, configure a propriedade Clamping para o valor ClampToRange.

Configuração da propriedade Clamping

Configuração da propriedade Clamping

8.Após concluída as configurações, clique em Save Save.

 

A utilização de um filtro simples para busca de Tags geralmente atende boa parte das situações, como é o caso dos Tags deste Tutorial. No entanto, o usuário pode necessitar de filtros mais elaborados e, para os grids aplicáveis, pode-se ter diversas formas de composição. Estes filtros podem ser executados apenas buscando por um valor simples, como Tags que possuam em seu nome o texto "temperatura", por exemplo, ou então utilizando operadores lógicos.

A tabela a seguir apresenta alguns exemplos para uso nos grids que possuam a primeira linha habilitada para filtro. Podem existir colunas em que o filtro está desabilitado.

Exemplos de uso de filtros

Exemplo

Resultado

temp*

Todos os Tags que comecem com "temp"

*temp

Todos os Tags que terminem com "temp"

temp

Todos os Tags que contenham "temp" no nome

>5

Todos os valores maiores que 5 (cinco)

<=10

Todos os valores menores ou iguais a 10

>15 AND NOT 17

Todos os valores maiores que 15, exceto o valor 17

NOT temp*

Todos os Tags, exceto aqueles que comecem com "temp"

temp OR *.setpoint

Todos os Tags que contenham "temp" no nome ou que o nome termine com "setpoint"

<>7

Todos os valores diferentes de 7 (sete)

=KM

Todos os Tags que sejam iguais a "KM" (unidade de engenharia, por exemplo)

 

NOTAS

A configuração correta das propriedades Domain e Cast Type é fundamental na aba General.

A propriedade Domain pode interferir no resultado de consultas processadas, portanto configure corretamente desde o início.

Sempre que possível configure a propriedade Cast Type para o tipo de dados mais apropriado, pois interfere diretamente no espaço de armazenamento. Por exemplo um Float ocupa metade do espaço de um Double, e o primeiro costuma atender a maioria dos casos. Da mesma forma que um Int ocupa apenas o espaço necessário para representar um valor.

Não é recomendável mudar o valor da propriedade Cast Type ao longo da vida de uma Basic Variable. Configure-a corretamente desde o início.

Esta página foi útil?