Iniciando o EPM Studio

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Iniciando o EPM Studio

Para utilizar o EPM Studio, siga estes procedimentos:

1.Para iniciá-lo, clique em EPM Studio EPM Studio no grupo de programas Iniciar - Elipse Software - Elipse Plant Manager.

 

NOTA

A partir do Windows 10, todos os aplicativos da Elipse Software instalados em uma mesma máquina estão localizados em uma única pasta chamada Elipse Software, uma vez que foi removido desta versão do Windows o conceito de organização em múltiplos níveis.

 

2.Ao ser executado, o EPM Studio abre a janela principal e, sobre esta janela, uma caixa de diálogo para estabelecer uma conexão com um EPM Server.

Conexão ao EPM Server

Conexão ao EPM Server

3.Na opção Server, informe o nome de um EPM Server e clique em Refresh para atualizar as opções de segurança.

4.Caso um EPM Server seja encontrado no servidor informado, as seguintes opções de segurança são mostradas:

Mode: None | Policy: None: Nenhum tipo de segurança extra é adicionado à mensagem. Apenas um usuário e senha do EPM são necessários para a autenticação no servidor

Mode: Sign | Policy: Basic256: Garante a integridade da mensagem através de assinatura digital, ou seja, apesar de o conteúdo da mensagem não ser criptografado, a assinatura garante que os valores que estão na mensagem não são modificados durante a transmissão da mensagem

Mode: SignAndEncrypt | Policy: Basic128Rsa15: Além de assinada digitalmente, garantindo assim a integridade, a mensagem também é criptografada, garantindo a confidencialidade, ou seja, o conteúdo não pode ser visualizado

 

NOTA

A opção Mode: None | Policy: None não utiliza certificados na conexão, portanto não necessita de nenhuma outra ação por parte do usuário. Desde que haja um usuário e uma senha válidos, a conexão sempre é aceita pelo EPM Server. Já as outras opções exigem que o certificado seja habilitado como confiável no EPM Server após a primeira tentativa de conexão. Para mais informações, consulte o tópico Gerenciando Certificados no EPM Server.

 

5.Após selecionar uma opção de segurança, informe um usuário e senha, bem como se deseja que a senha seja persistida para facilitar a próxima operação de login. No caso de um usuário com autenticação do Windows (Windows authentication), informe o nome do usuário precedido do domínio, separados por uma barra invertida.

6.No caso de ser a primeira conexão, o único usuário do EPM que existe é o administrador SA (System Administrator), criado durante a execução do EPM Server Configuration Wizard. Para mais detalhes, consulte o tópico Configuração do EPM Server.

7.Clique em Connect para se conectar ao EPM Server ou em Cancel para apenas abrir o EPM Studio sem conectar-se a um EPM Server.

 

O EPM Studio permite trabalhar conectado a vários EPM Servers a partir de um único EPM Studio. O contexto das operações é definido pelo item que estiver selecionado na área do Explorer.

Janela principal do EPM Studio

Janela principal do EPM Studio

O EPM Studio, assim como vários programas da Microsoft, utiliza o conceito de Faixa de Opções, que torna as operações mais rápidas e intuitivas, uma vez que todas as principais funcionalidades estão visíveis ao usuário e são dispostas segundo uma lógica operacional. Clicar duas vezes em uma aba da Faixa de Opções a recolhe, aumentando a área útil de visualização. Para retornar, clique duas vezes na mesma aba.

 

NOTA

Para adicionar comandos na barra de ferramentas de acesso rápido da Faixa de Opções, clique com o botão direito do mouse no comando da Faixa de Opções e selecione a opção Add to Quick Access Toolbar. Na figura anterior, foram adicionados à esta barra os comandos para salvar (Save), abrir o ambiente do Chart Analysis e abrir o ambiente do Dataset Analysis.

 

Na janela principal encontra-se a área do Explorer, onde estão todos os objetos organizados de forma hierárquica, tendo como raiz um EPM Server. Todas estas áreas podem ser movidas e reorganizadas dentro da janela principal, de acordo com a preferência do usuário. Para isto, clique em um dos controles e arraste-o até o novo local.

Todas as funcionalidades e acessos (visualização) estão condicionados às permissões do usuário conectado. Consulte o capítulo Administração de Usuários e Grupos para mais informações.

Esta página foi útil?