Evento do Tipo AckEvents

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Evento do Tipo AckEvents

Este tipo de Evento é configurado de maneira análoga aos Eventos do tipo Advanced, mas neste caso os Eventos possuem a capacidade de serem reconhecidos por algum usuário do Sistema EPM.

A figura a seguir exemplifica uma situação onde uma Basic Variable é utilizada para indicar o estado de processamento de uma batelada, onde 0 (zero) indica que não foi iniciada e 1 (um) indica que está em operação.

Evento do tipo AckEvents

Evento do tipo AckEvents

Desta forma, toda vez que esta variável passar do valor 0 (zero) para o valor 1 (um), é disparado um Evento que pode ser reconhecido por algum usuário do sistema, indicando que a batelada foi iniciada e possibilitando montar uma infraestrutura de notificações de responsáveis, bem como acompanhamento e auditoria.

Para monitorar os Eventos, conforme mencionado anteriormente, clique com o botão direito do mouse no Evento e selecione a opção Monitor.

A figura a seguir mostra o caso anterior onde foi disparado um Evento indicando o início do processo de batelada.

Início do processo de batelada

Início do processo de batelada

Como pode ser observado, um Evento de início de batelada ocorreu e ainda está em um estado de não reconhecimento, indicado pela expressão "Unacked". O responsável por verificar se a batelada foi iniciada deve clicar com o botão direito do mouse neste Evento e selecionar a opção Acknowledge para alterar o estado deste Evento e preencher o campo com um comentário, que é vinculado à ação de reconhecimento.

A figura a seguir mostra a alteração do estado de reconhecimento do Evento de início de batelada, bem como informações adicionais sobre o Evento na área inferior da janela.

Informações adicionais sobre o Evento

Informações adicionais sobre o Evento

Neste caso, o comentário adicionado durante a operação de reconhecimento do Evento foi "batch started! ACK-OK".

É possível também realizar uma consulta histórica aos Eventos que tiveram a opção Record selecionada. Para isto, selecione a aba Event History, defina um período para efetuar a consulta e clique em Execute Execute.

Caso haja Eventos armazenados no período solicitado, estes são apresentados no formato tabular. Ao selecionar um Evento, mais detalhes são apresentados na área inferior, conforme apresentado na figura a seguir.

Eventos armazenados

Eventos armazenados

 

NOTAS

Por padrão, todo Evento disparado vai para o estado Ligado e só é disparado novamente caso tenha antes retornado ao estado Desligado.

Todos os Eventos podem ser observados na aba Event Monitor, onde é possível aplicar filtros e ordenamentos para facilitar a visualização de interesse.

Para que um Evento possa ser consultado, é preciso que tenha sido configurado para ser armazenado. Isto é realizado selecionando a opção Record na aba Storage de edição do Evento.

Esta página foi útil?