Elipse Data Model

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Elipse Data Model

O nó ElipseDataModel apresentado na treeview do EPM Studio é o ponto de entrada para buscas de dados estruturados segundo um formato pré-definido em uma aplicação E3 ou Elipse Power. A partir deste ponto de entrada é possível, por exemplo, localizar variáveis de interesse e arrastá-las em áreas de gráficos do Chart Analysis ou Dataset Analysis, sendo esta mais uma forma de rapidamente criar gráficos para visualizações e análises.

Durante o processo de sincronização, os objetos das aplicações E3 ou Elipse Power são replicados na estrutura de dados do EPM Server a partir do nó ElipseDataModel, passando a estar acessíveis para todas as demais ferramentas do Sistema EPM, como por exemplo o EPM Portal ou o EPM Processor, bem como por qualquer outra aplicação aderente ao padrão OPC UA.

O processo de sincronização consiste basicamente na pesquisa de todos os objetos criados em uma aplicação E3 ou Elipse Power, como por exemplo XFolders e XObjects, que devem ser replicados em uma estrutura similar no EPM Server. A lógica do que deve ou não ser replicado na estrutura de dados do EPM Server é definida diretamente no módulo do Elipse Data Model, bem como a inclusão de propriedades adicionais e até mesmo um ícone que represente este objeto, conforme definido no padrão OPC UA, facilitando a identificação visual em aplicações com interfaces gráficas com o usuário.

A utilização do módulo Elipse Data Model é recomendada em situações que uma aplicação tende a sofrer alterações com relativa frequência, seja por questões inerentes ao próprio processo ou pela necessidade de expansões. Desta forma são minimizados os eventuais erros de configuração entre os sistemas de coleta, supervisão e controle com os de gerenciamento de informações, uma vez que toda a operação de sincronização ocorre de maneira automatizada segundo regras pré-estabelecidas.

Este módulo ainda traz como benefício adicional a atualização automática de análises e visualizações que lançarem mão deste recurso de pesquisa. Um exemplo típico desta situação é a adição de mais um Transformador, um objeto do Elipse Power, em uma aplicação, que passa automaticamente a estar disponível no EPM Server (todas as informações pertinentes), bem como o surgimento automático dos resultados de análises sobre os Transformadores nos próximos relatórios ou dashboards criados que têm relação com os objetos do tipo Transformador recém adicionado.

 

NOTAS

A estrutura de dados apresentada neste nó depende de uma operação de sincronização com uma aplicação E3 ou Elipse Power, e não é possível editar esta estrutura diretamente a partir do nó.

As operações de sincronização podem ocorrer sob demanda (executadas manualmente) ou de maneira automatizada segundo períodos definidos no módulo Elipse Data Model.

Durante estas sincronizações as eventuais alterações na estrutura dos dados modelados na aplicação E3 ou Elipse Power são também refletidas na estrutura apresentada no EPM Server. Assim, novos pontos podem surgir de maneira automática, bem como outros podem ser removidos.

A utilização do módulo Elipse Data Model depende da disponibilização na chave de produto do EPM Server. É possível utilizá-lo com um EPM Server operando em modo de demonstração, porém limitado a apenas 20 variáveis funcionais, mesmo criando uma estrutura de dados com um número superior a este.

Mais detalhes sobre o Elipse Data Model, instalação, configuração e funcionamento, podem ser encontrados no manual específico deste módulo.

Esta página foi útil?