Data Objects Annotations

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Data Objects Annotations

Como descrito no início deste capítulo, uma outra característica dos Data Objects, além do armazenamento de dados do tipo Séries Temporais, é a possibilidade de se adicionar anotações, que em geral expressam alguma relação com estes mesmos dados.

O conteúdo de uma anotação sobre um Data Object é um texto que pode ser identificado univocamente por uma chave ternária formada pelo nome do Data Object, a estampa de tempo e o usuário. Desta forma é possível que, para uma mesma estampa de tempo, tenha-se mais de uma anotação para um mesmo Data Object, porém de usuários distintos.

Dada esta estruturação das anotações, estas podem ser inseridas e consultadas a partir de diversas ferramentas do Sistema EPM e é possível, por exemplo, a um analista registrar observações durante um processo de análise utilizando o ambiente Dataset Analysis do EPM Studio e posteriormente um gestor observar esta mesma anotação através de um dashboard do EPM Portal ou a partir de qualquer outra ferramenta aderente ao padrão OPC UA, mesmo não pertencente ao Sistema EPM.

 

NOTAS

O conceito de anotação sobre Data Objects no EPM preza pela integridade para propriedade intelectual do conteúdo. Desta forma, apenas o autor de uma anotação pode editá-la, enquanto apenas o próprio autor ou algum usuário com permissões administrativas pode removê-la.

Para composição da chave ternária de uma anotação, a estampa de tempo utiliza uma precisão de milissegundos.

 

Mais detalhes sobre como adicionar, editar, remover e criar anotações são apresentados nos tópicos EPM Chart Analysis - Anotações nas Variáveis e EPM Dataset Analysis - Anotações nas Variáveis.

Informações específicas sobre o uso de anotações através de ferramentas como o EPM Add-in for Microsoft Excel, epmwebapi, EPM Portal e EPM Processor, dentre outros, devem ser consultadas na documentação das respectivas ferramentas.

Esta página foi útil?